Este é um dos momentos mais difíceis de toda minha vida! Sempre desejei que esta hora não chegasse, mas ninguém manda nem controla a hora da morte, os desígnios da vida e da despedida eterna. Até um dia, vovó!
Você sempre foi tudo para mim; nunca me deixou sem respostas nem desistiu de me ensinar tudo que sei hoje. Mais do que uma avó, você sempre foi como uma verdadeira mãe para mim. Isso não tem preço. É inesquecível!
E é também por isso que sentirei tanto sua falta. Chorarei noite e dia durante os dias que precisar. Farei o que for preciso para me aguentar de pé. E por mim, e por você, eu irei conseguir. Descanse em paz, avó.
Vovó, a saudade é grande, mas meu amor por você é muito maior. É esse sentimento que me tem dado forças para suportar sua ausência. São as lembranças de tudo que vivemos que me têm confortado nos momentos de tristeza.
Agora não tenho sua presença física, mas ainda me resta o que emocionalmente nos uniu. O vazio é grande, mas você foi tão especial que é como se continuasse aqui do meu lado.
Fiquei triste por saber que estava de cama, vovó querida, e sinto muito por não poder estar com você neste momento.
Não fique preocupada, logo, logo você estará de plena saúde novamente. Encare essa fase como uma pequena pausa de preparação para os tempos de felicidade que se seguirão.
Aproveite as refeições na cama para descansar muito e para reunir as forças.
Lamento não estar aí ao seu lado, mas saiba que todas as minhas orações são para que você melhore rápido. Com a ajuda de Deus, esta fase menos boa passará depressa e irá recuperar rapidamente a sua saúde.
Sabemos que é inevitável. Chega um momento em que sucumbimos a esse inimigo que não dá tréguas denominado de morte, mas eu não estava preparada para perder você, avó. É um golpe duro ter de dizer adeus a alguém que me ensinou tanto.
Sentirei saudades da sua voz, das suas histórias incríveis, do seu olhar sereno e perspicaz. Você sempre terá um lugar especial dentro do meu coração. Descanse em paz!
Todos os dias, todas as noites, em todos os instantes, eu penso na minha querida e amada avó que se foi cedo demais. Foi há um mês que ela me deixou e eu sinto cada vez mais saudade!
Ela foi como uma mãe para mim. Mais do que uma simples avó, mais do que qualquer amigo ou familiar chegado, ela foi, é e sempre será parte de quem eu sou.
Talvez seja por isso que esta dor me abraça dia e noite; talvez seja por isso que sinto vontade de chorar a toda hora. Talvez amanhã ou no próximo mês, algo em mim me prepare para aceitar o seu adeus.
Ainda me dói como no primeiro dia, há um mês. Vovó, sinto que nada mais brilha na minha direção. Sinto sua falta, sentirei sempre. É muito difícil estar longe de você. Descanse em paz e até ao dia do nosso reencontro.
Só eu sei como gostaria de sentir um beijo seu outra vez, um abraço apertado, a sua mão a acariciar o meu cabelo. Quem me dera experimentar seu colo outra vez como quando era criança.
São tantas coisas que eu gostaria de fazer com você, que nem duas ou três vidas seriam suficientes para tudo. Farei do que vivemos as mais belas recordações da minha vida. Irei amar você eternamente, vovó.
Vovó, quando você partiu, foi como se uma enorme parte da minha vida estivesse indo junto com você, como se de uma vez só perdesse alguns dos momentos mais importantes da minha infância e juventude.
Sinto uma saudade imensa dos momentos que jamais se repetirão. Queria voltar atrás e revivê-los a todos para voltar a sentir você perto de mim. Sei que não será assim e que viverei eternamente na saudade de não ter você aqui.
Quando se perde alguém que se ama, é sempre difícil, mas quando se perde alguém que para nós foi um exemplo de vida e a quem nós admirávamos e amávamos, a dor é gigantesca e a saudade é enorme.
Ela foi uma guerreira indomável que lutou ao longo da sua vida toda para conseguir o melhor, não para si, mas para a sua família.
Com ela aprendi que nada se consegue sem muito batalhar, mas que a satisfação por conseguir conquistar as coisas a pulso é enorme.
Para além de ser um exemplo de determinação, força e garra, foi também alguém cuja generosidade e ternura eram admiráveis.
Foi quem me ensinou os meus principais valores e a quem agradeço por tudo o que fez e o que foi.
Da minha avó eu sinto saudades, irei sempre sentir, passe um ou cem anos, ela estará eternamente no meu coração. Até um dia, vovó, do meu coração!
Gostaria tanto que ela estivesse ainda aqui ao meu lado como antes, que me abraçasse e olhasse com aquela ternura que só ela tinha. Tudo é saudade quando me lembro que ela se foi para sempre.
Faz hoje uma semana que perdi aquela que foi a maior referência feminina na minha vida, o principal exemplo do que significa ser mulher, a minha tão amada avó.
Ela foi a grande matriarca da família que sempre deu tudo para que todos pudessem ter uma vida melhor.
Era uma apaixonada pela vida que não tinha tempo para perder, pois o tempo era o seu bem mais precioso. Andava sempre ocupada, mesmo nos tempos da sua vida, mas sempre tinha tempo para a família.
Não deixou nada por fazer, nem nenhuma palavra por dizer. Deixou este mundo, como aliás sempre viveu, em paz.
Uma semana passou desde que você nos deixou, querida avó, mas as lágrimas ainda não pararam de rolar pelo meu rosto, nem acalmou a dor que sinto no peito.
As saudades são muitas e talvez venham a ser eternas, mas o que certamente será eterno é o amor que sinto por você. Espero que continue se orgulhando de mim como sempre se orgulhou enquanto aqui esteve. Tenha o descanso que merece, querida avó.
A despedida, seja ela qual for, dói. Mas quando se trata de uma avó que sempre foi como uma mãe; que cuidou de você como se cuidasse dela, aí a dor é outra e bem mais terrível. Descanse em paz, vovó!
Acho que não há justiça no mundo. As coisas simplesmente acontecem de uma forma muito abstrata. É algo que não me parece certo, porque minha avó, por exemplo, merecia estar aqui ao meu lado..
Agora o que eu pretendo mesmo é que você faça sua viagem com serenidade, porque apesar de toda infelicidade eu sei que vou retomar meu caminho rumo aos meus sonhos e projetos. Que a luz a acompanhe hoje e sempre. Até um dia, vovó.