Há um ano vivi um dos dias mais tristes da minha vida quando faleceu a minha doce avó. Passado este tempo, são os seus ensinamentos e as suas palavras sábias aquelas que mais vezes me recordo e que parecem ecoar novamente nos meus ouvidos.
São várias as formas de mantermos viva a memória daqueles que amamos, a minha avó vai continuar entre nós através daqulos que me ensinou e isso me deixa feliz.
Eu sei que era o seu momento de descansar, querida avó, mas a saudade é gigantesca. Hoje, faz 7 dias que você se foi e sinto que ainda não consegui dizer adeus.
Não é fácil me despedir e aceitar que não posso mais vê-la. Guardo as lembranças com carinho e sei que não importa quanto tempo passe, a imagem que tenho de você estará sempre comigo.
Vovó, eu ainda não consigo aceitar a sua morte. Ao longo deste primeiro mês cheguei até a duvidar da minha sanidade mental. Pensava que talvez eu não estivesse bem da cabeça, porque me recusei a aceitar a realidade.
Uma pessoa como você não pode simplesmente partir assim sem aviso. Mas a verdade é que não posso me recusar à verdade. Tenho de fazer meu luto, até porque só assim vou conseguir dar continuidade ao nosso relacionamento.
Não pretendo nenhum milagre, mas sim amar você da mesma forma. E eu acredito que o amor pode existir mesmo que duas pessoas estejam distantes. Avó, eu nunca vou esquecer você. Nunca! Descanse em paz e até ao dia do nosso reencontro.
Eu não quero lhe dar confiança – não preciso. Você é a avó mais corajosa que existe neste mundo, é a mulher mais linda e forte que algum dia conheci. Eu tenho certeza que você irá vencer sua doença.
Confesso não saber quanto tempo irá demorar até seu descanso se instalar, até você estar totalmente recuperada. Talvez vá doer um pouco, talvez seja mais difícil do que imaginaríamos, mas a verdade é que eu sei que vai passar.
Em breve, estaremos todos reunidos, rindo orgulhosamente de mais um desafio superado, de uma uma conquista sua. Conte comigo, vovó, porque eu nunca estarei longe demais. Força!
Sinto que as lágrimas jamais irão parar de cair pelo meu rosto enquanto fazem rio nos meus pés. Como vou sobreviver sem minha avó, sem aquela segunda mãe que me deu tanto amor?
Será uma saudade infinita, um vazio sem fim dentro do meu coração. Vovó, quem me dera que você estivesse aqui ao meu lado como antes. Sentirei falta de você aqui. Até um dia, minha inspiração.
Ao longo de muitos anos, esta foi uma data feliz, avó querida, mas desde que você nos deixou que sempre que chega este dia sinto um vazio imenso.
É incrível o espaço que o vazio consegue ocupar e como as memórias de tempos felizes ecoam nestes momentos. Rolam lágrimas pelo meu rosto por não ter mais você aqui, mas espero que, onde quer que esteja, comemore o seu aniversário mais uma vez, querida avó.
Avó, eu ainda a sinto aqui ao meu lado como antes. Eu não consigo explicar, mas às vezes ainda parece que ouço sua respiração. Este primeiro mês sem você foi o mais difícil de toda minha vida.
Descanse em paz, vovó, e até um dia. Eu quero acreditar que ainda vamos nos encontrar no dia que minha hora também chegar. Até esse dia eu prometo que irei recordar e homenagear você como avó e segunda mãe.
Confesso que tem sido muito difícil sobreviver sem a sua presença aqui. Dói demais não a ter ao meu lado fisicamente, não poder sentir seu abraço, não receber seus beijos pela manhã. Talvez seja tudo ainda recente, talvez.
Vou sempre sentir sua falta! Todos os ensinamentos que recebi de você serão colocados em prática – prometo, querida avó. Vai ser difícil superar essa ausência; meu coração vai sair machucado. Mas a vida é assim.
Quando a gente ama, a gente não esquece e eu nunca vou perder as memórias maravilhosas que tenho de nós dois, vovó! Até sempre.