A sua despedida deixou saudades no meu coração. Ainda hoje eu acordo, ainda hoje adormeço com seu nome na minha boca, com seu rosto no meu pensamento. Descanse em paz, titia.
Para mim, você será sempre um exemplo de mulher, o ser humano mais doce que algum dia tive o privilégio de conhecer. Quem me dera que você não tivesse ido embora, quem me dera que ainda ao meu lado estivesse.
A todas as pessoas que me conhecem e conheciam minha irmã, eu agradeço pelo cuidado e também pela amizade que sempre demonstraram. Infelizmente, tal como muitos de vocês já sabem, minha irmã querida e amada não está mais entre nós.
Ela se foi para um novo mundo, para um lugar onde reina a paz e a harmonia, em que a dor é inexistente, bem como o sofrimento. Estou triste por não a ter mais aqui ao meu lado, por não poder sentir mais seu abraço.
Irei orar por ela todos os dias da minha vida, irei recordá-la com carinho também. Ela foi e sempre será minha inspiração, a força que encontro para chegar onde quero.
Eu faria qualquer coisa, mamãe, para você poder ler estas palavras, para me escutar nas noites em que chamo pelo seu abraço, em que reclamo da vida por não estar ao seu lado. Mamãe, eu sinto sua falta!
Gostaria que fosse mentira e ainda pudesse sentir seu perfume na minha roupa ou seus dedos no meu cabelo. Adoraria beijar seu rosto mais uma vez e conversar um pouco com você sobre a atualidade do mundo.
Nada disso é possível, mas aprendi uma coisa nova: a viver com a sua ausência. Inicialmente foi muito doloroso, mas gosto de pensar quando você estava aqui e me protegia da escuridão da noite, dos pesadelos e da chuva.
Gosto de imaginar que você continua a existir, mas para isso talvez nem precise imaginar, porque de verdade, você jamais irá para longe de onde eu estiver. Nossa união supera tudo, até a morte, até a saudade.
Descanse em paz, mamãe. Espero que consiga ler minhas palavras.
Pai, eu não quero saber de mais nada além de você! Toda minha vida foi assim, eu me preocupei mais com seu bem-estar. Mas agora sua vida chegou ao fim e parece que tudo mudou. Nada mais é o que poderia ser. Você se foi!
Eu sentirei sua falta de manhã e noite, à tarde, no verão, primavera, outono; deixe vir o inverno que me trará o frio desta saudade. Tudo em mim será tristeza, meu pai! Não será por gosto, mas por não conseguir sorrir.
Talvez o tempo até ajude e me faça compreender que a vida é mesmo assim. Mas que ciclo tão difícil de perceber. Você se foi e agora eu não sei mais viver! Talvez no próximo inverno seja capaz. Pai, descanse em paz.
Bisavô, descanse em paz! Viver sem você não é fácil mas certamente encontrarei um jeito de descobrir como ser feliz e aceitar as decisões duras da vida e da morte.
A morte levou minha prima para sempre e agora eu não sinto nada no meu coração. Parece que carrego um vazio do tamanho do mundo para onde for. Está a ser muito, muito difícil viver sem ela!
Nós sempre fomos a celebração da amizade, aliás, da irmandade até. Como vou viver longe da minha irmã de coração? Como vou suportar esta dor, esta infelicidade?
Espero que as lembranças me salvem, que elas mantenham vivo seu nome no meu pensamento. Espero também que o tempo me ajude, me oriente, me guie para momentos melhores.
Este dia dos pais é diferente, vovô. Você já não está mais entre nós; já não está mais aqui para eu poder abraçar. Você sabe que sempre foi como um pai para mim. Esteja onde estiver, se puder me ver, eu sei que estará feliz porque honrarei seu nome hoje e sempre.
Eu sei que não vai ser fácil superar as saudades, mas vou conseguir. Serei forte do jeito que você me ensinou a ser. Serei capaz como nunca precisei ser na vida. Minha homenagem para hoje é a mesma de sempre: recordar seu nome amor. Descanse em paz, avô.
O que interessa na vida é o que sentimos, o que ganhamos e perdemos. Meu cachorro se foi e eu sei que jamais irá regressar. A morte decidiu que sua hora chegou. E meu grande amigo e parceiro não está mais aqui ao meu lado.
Descanse em paz, companheiro, e se puder me ver eu sei que está se sentindo profundamente orgulhoso do que vivemos. Sim, porque mais do que um animal de estimação você sempre foi um membro da família. Até um dia.
Sinto sua falta, colega. Não sei como vou enfrentar os próximos dias no trabalho, nem como lidar com sua ausência na hora de ir embora. Você se foi cedo demais e nos deixou assim, sem ânimo para continuar.
A vida é mesmo assim, ela nos prega partidas e rouba sorrisos. Ela nem sempre justa: às vezes ela é uma desilusão. Mas temos sempre de arrumar um jeito de continuar. Só podemos continuar.
É exatamente o que eu vou fazer agora: dar um passo rumo à serenidade da mente e do coração. Quero honrar seu nome e a maravilha que foi contar com sua presença ao meu lado. Vai ser duro viver sem você, mas vou tentar, prometo que vou.
Você não está mais aqui para me ajudar quando precisar nem para sorrir na minha direção e me roubar uma risada hilariante. Sou uma filha órfã de pai, mas abastada de amor e lembranças. Meu pai, descanse em paz e até um dia.
Acho que nunca deixarei de chorar sua morte. Você deveria e merecia estar aqui ao meu lado para me acompanhar por mais bons e longos anos. Mas os desígnios da vida não permitiram. Terei de enfrentar sua despedida eterna com a coragem que depositou no meu coração.
Serei capaz por você, meu pai. Eu amo você incondicionalmente.
Escrevo estas palavras por estar de luto pela minha falecida tia.Todos os dias sinto a falta dela. Seu sorriso doce e seu positivismo faziam toda a diferença na minha vida.
Não consigo dizer adeus a uma pessoa que foi tão importante para mim. Creio que jamais irei deixar de sentir esta dor no peito por não a ter mais aqui. As lágrimas tornam as palavras turvas e o adeus impossível.
Para sempre irei sentir a sua falta, querida tia. Descanse em paz.
Não nos despedimos devidamente, aliás, isso jamais vai acontecer. Você foi embora e não deixou aviso, não teve tempo de falar um “adeus”. E agora sinto sua falta!
É que amigo como você eu nunca mais vou encontrar na vida, mas tenho esperança que um dia nos cruzemos para mais um abraço, para uma conversa, para um cumprimento especial. Descanse em paz, amigo! Até breve.