Mais uma vez, as encruzilhadas da vida me trouxeram até um novo caminho de dor e de saudade. Desta vez, para dizer o adeus derradeiro a uma das pessoas que eu mais amo neste mundo e com quem compartilhei a maior parte da minha vida, a minha tão amada irmã.
Ela me deixou para sempre, mas não sem antes gravar a sua marca bem fundo no meu interior.
Aos poucos vou juntando as muitas recordações dos muitos momentos felizes que dividimos, pois dividíamos tudo. E serão estas memórias que a irão manter viva no meu coração, enquanto eu andar por aqui.
Com você compartilhei lindos momentos e os mais puros sentimentos, e agora que você não está mais aqui, eu guardarei tudo que vivemos como um tesouro.
Você será sempre uma das pessoas mais especiais que tive a sorte de ter ao meu lado. Sua partida deixou muita tristeza no meu coração, e uma saudade infinita. Mas sua memória e as lembranças que guardo são meu conforto e alívio.
Sinto sua falta, meu pai! E sei que nunca vou deixar de ter saudade. Mas prometo aceitar a lei da vida – por mais dura que ela seja.
Agora só quero fazer meu luto e em breve tudo vai melhorar. Preciso chorar; chorar muito, porque a dor não se resolve sozinha.
E o único jeito de superar a perda de alguém tão importante como você, papai, é chorar todas as lágrimas enquanto recordo todas as maravilhas que você me proporcionou! Só desejo que um dia voltemos a estar juntos para mais um abraço e duas conversas.
No dia que minha tia morreu, eu senti uma dor no peito que me apertou por dentro. Parecia que o mundo estava em cima de mim, me sufocando. Esse foi o dia do começo da minha tristeza.
Eu sinto tanta falta da minha tia que acho até que nunca senti tanta infelicidade na vida. É uma coisa que não se explica, que me impede de descansar, que me atormenta desde cedo até finalmente adormecer.
Gostaria de a ter aqui e lhe confessar que sempre a adorei como se fosse uma irmã mais velha, como se fosse minha mãe. Talvez um dia eu consiga aceitar a sua morte; talvez, não sei.
Era na sua casa que eu passava as melhores tardes de domingo, com o bolinho de chuva, o cheiro do café e o colo gostoso. As coisas mais simples e belas da vida eu aprendi a gostar com você, minha avó.
O seu sorriso calmo, a sua serenidade lúcida, a sua amizade me abriram as portas para um tipo de felicidade tão singela e verdadeira, tão rica como poucas coisas na vida podem ser.
Você viveu muitos anos, minha avó, e eu não podia pedir mais de você. Sei que você precisava descansar, mas os seus olhos ainda eram de menina, por isso achava que este dia nunca ia chegar. Agora, preciso me acostumar com a sua ausência e com a saudade de você.
Na minha vida fica um vazio de afeto que ninguém nunca vai ser capaz de preencher, mas levarei sempre na memória a sua lembrança, e quando ressuscitar a sua imagem, a sua voz e o seu cheiro em minha mente, sei que sentirei um pouco daquilo que sentia quando estava com você. Descanse em paz, minha avó amada. Nós continuaremos sempre cuidando do seu jardim!
Papai, já não sinto sua mão no meu cabelo há um mês; nem escuto sua voz, nem aprecio o brilho do seu olhar. Foi há trinta longos dias que você se foi para jamais regressar. Eu sinto tanto sua falta!
Quem me dera ter mais um minuto com você para lhe falar tudo que sinto; para lhe agradecer todo bem que me proporcionou, toda alegria que me deu. Quem me dera, pai! Se eu pudesse, voltaria no tempo e o abraçava com toda minha vida. Descanse em paz, meu herói!
Por tudo que lutou, pelas batalhas que venceu, pelas provas de fogo que superou, você merece meu aplauso e profundo agradecimento. Descanse em paz, minha linda inspiração.
Acho que não há palavras que consigam definir todo seu percurso íntegro e deslumbrante de bondade e coragem. Você foi uma mulher incrível que marcou a vida de quem teve a sorte de a conhecer.
Agora que a hora do seu descanso chegou, todos choram de saudade, todos sentem sua falta. Irei recordá-la com muito carinho e admiração pelo ser humano espetacular que foi ao longo da sua existência.
Eu sei que o tempo passa, meu pai, mas eu sei que jamais vou esquecer você. Restam as lembranças do pai maravilhoso que você foi e do homem íntegro que sempre revelou ser.
Foi há um ano que você se foi, mas todos os dias parece que foi ontem. Sinto sua falta com a mesma intensidade do dia que você partiu. Às vezes acordo e ainda não acredito que não vou ter seu abraço. Quem sabe, um dia! Fique em paz, papai!
É com muita tristeza e lágrimas que chego ao sétimo dia sem você aqui. Hoje, celebramos esta missa e lembramos da pessoa especial que nos deixou.
Que Deus nos ajude a encarar esta perda. Que possamos encontrar conforto na nossa fé. A saudade será eterna porque quando nos despedimos de alguém especial, esta pessoa leva um pouco de nós junto.
Irei sempre recordar-me dos dedos lentos do meu avô no meu cabelo, da sua voz sábia e serena nos meus ouvidos. Meu vovô partiu, mas jamais irá embora de verdade.
Quero acreditar que ele está em um lugar harmonioso em que reine a paz e o amor. Aqui, na Terra, seguirei orando por ele e honrarei seu legado de bondade para com tudo e todos ao meu redor.
A saudade da minha mãe está sempre viva no meu coração. Nunca esqueço de tudo que aprendi com ela, pois ela foi o maior exemplo que já tive.
Mãe, você não está mais aqui, mas ainda posso sentir sua presença. Sempre que estou em dúvida do que fazer, me pergunto o que minha mãe faria, pois até hoje ela ainda me inspira.
É difícil viver sem você, mãe. Mas tento ser forte, como sempre me ensinou. Só desejo que esteja em paz e que de, alguma forma, consiga me ouvir e saiba a falta que me faz.
Meu amor por você nunca irá desaparecer, mãe, e minha saudade é eterna.
Quando partiu, querida tida, você deixou um enorme vazio na minha vida e no meu peito.
Desde esse dia que tento preencher esse vazio com as memórias que guardo de você com todo o meu amor e carinho.
Dessa forma, mesmo sentindo muito a sua falta, posso sempre recordar de alguém que mais do que uma tia, foi uma mãe para mim e, por esse motivo, é insubstituível.