Tem momentos na vida que o chão parece desabar aos nossos pés. Meu pai estará sempre no meu coração! Não importam as nossas diferenças ou as brigas que um dia tivemos; o que realmente é importante ficará sempre guardado na minha memória.
Sim, porque quando o amor é eterno não existe despedida que faça desvanecer os sentimentos. Meu pai não morreu, ele só deixou que seu corpo partisse para outro mundo. Nada mais!
Como vou agora sorrir sem você ao meu lado para me animar? Como conseguirei amar as flores, sentir o vento, beijar o tempo? Meu amor, meu marido, por que você se foi para outro mundo e me deixou tão só aqui? Como vou aguentar as noites e os dias sem o bater do seu coração ao meu lado?
Não é justo ficar longe do corpo de quem amamos, do corpo que gostaria de estar junto. Os desígnios da vida e da morte nunca revelam compreensão, desconhecem lógica na hora da separação. Eu sei que vou chorar muito, porque me sinto em pedaços, partida sem rumo.
Sou agora um mapa vazio. Por favor, eu faria tudo para que sua morte não passasse de um estúpido pesadelo. Mas não. Eu sei que você se foi e que jamais irá regressar para abraçar meu corpo e me falar que tudo está bem. Terei de lidar com a despedida eterna. Terei de ser forte. Por mim, por você. Até um dia, meu amor.
Os homens choram da mesma forma que choram as mulheres; os pais, quando perdem uma filha, ficam inconsoláveis, do jeito que você está. Eu sinto muito sua perda. Aceite meu abraço.
Eu sei que não resolve tudo, mas quero que saiba que estarei perto para tudo que precisar. Nesta hora de tristeza e desconsolo, o meu lugar é ao seu lado para lhe dar força, apoio e amizade.
A sua menina está em um lugar de paz, onde a serenidade é lei e nenhum mal acontece. É exatamente assim que eu imagino a vida após o adeus à Terra. Tenho certeza que ela está descansando.
Você continuará a ser um pai incrível, até porque o relacionamento de amor que criaram sobrevive a tudo, inclusive à morte. A sua filha existirá enquanto você existir também. Força.
Eu gostaria muito, mas muito mesmo, que você ainda estivesse aqui a respirar o mesmo ar que eu, mas é possível. Já passaram dez meses que você faleceu, que se despediu para jamais regressar.
Sinto que minha vida será sempre acompanhada por este vazio, por esta falta dos seus abraços, das conversas antes de adormecer, pelos olhares comprometedores. Quem me dera que você não tivesse ido embora deste mundo!
Acho que estou ainda a procurar entender a situação. Talvez dez meses não seja tanto tempo assim, aliás, não há tempo para o luto. Espero, em breve, lidar de outra forma com o seu adeus.
Não nego que você partiu porque sinto sua falta, não ignoro as evidências porque as lágrimas me escorrem pelo rosto. Sei que nosso adeus aconteceu de forma dura e cruel, que foi há um mês que a morte nos separou para sempre, mas ainda tudo parece mentira e é como se meu coração alimentasse a ideia de que estou vivendo apenas um pesadelo.
Acordo muitas vezes com sua voz sussurrando no meu ouvido, pressinto sua presença em todos os lugares e são inúmeras as ocasiões que é como se sentisse você me abraçando com seu jeito doce e genuíno. Quando amamos, as pessoas vão embora, mas não as deixamos partir, as pessoas partem, mas não permitimos que desapareçam. E o sentimento que nos uniu era forte e genuíno, capaz de ir além de qualquer circunstância.
Sei que vou carregar esta saudade para todo sempre, sei que sua ausência continuará deixando um sabor amargo, mas também tenho certeza que as recordações do que vivemos juntos permanecerão e é isso que me dá alento para olhar a vida com determinação e prosseguir.
Os primeiros trinta dias sem você já passaram, mamãe. Este foi, sem qualquer dúvida, o mês mais difícil e angustiante de toda minha vida. Descanse em paz no seu novo e sereno lar.
Tudo se tornou tão complicado na hora que seu corpo cedeu à vontade da morte. Talvez por isso eu ainda nem consiga aceitar sua última e eterna despedida. Eu sei que ainda é pouco tempo, mas temo nunca ser capaz de lidar com o seu desaparecimento.
Para mim, você será sempre a mãe mais carinhosa e meiga deste mundo; a mais bela e generosa. Eu jamais irei esquecer a sensação da sua mão no meu rosto, a sua voz, o seu caminhar calmo e delicado. Até um dia, mãe.
Passaram três anos e podem passar mais três e mais três e mais três. Pode passar todo tempo do mundo que eu jamais irei esquecer a pessoa doce, o coração bom e o ser humano incrível que você sempre foi neste mundo.
Os dias nem sempre foram fáceis de viver. Desde a hora do seu adeus tudo mudou, ficou mais cinzento, triste. Não tem sido fácil, mas dia após dia tenho me fortalecido e aceitado sua morte. Descanse em paz.
O dia de hoje é igual a todos os outros desde que você se foi para seu novo mundo para jamais regressar. Padrinho, tenho chorado e sentido sua falta desde o primeiro instante do seu adeus.
Desejo que você descanse, que encontre tranquilidade na sua nova morada. Espero também que se puder me ver, que cuide de mim, que me guie para os melhores caminhos e sinta orgulho da pessoa que sou.
Confesso que gostaria de ser mais forte e encarar de outra forma a sua morte. Seria bem mais fácil se a saudade não me perseguisse, se a dor de estar longe de você não estivesse constantemente machucando meu coração.
Vovó, como já sinto sua falta! Foi há um mês que seu corpo desapareceu dos meus olhos; há um mês que meu coração é sua casa de uma forma mais intensa. Querida avó, vou sentir sua falta eternamente.
Descanse em paz e cuide de mim. Por favor, vovó, me ajude a alcançar a serenidade de novo. Não tem sido fácil lidar com sua morte, com a triste e eterna despedida. Eu não sei como viver sem você!
Dói demais meu peito, aliás, tudo dói, inclusive no meu pensamento. As saudades ferem o coração de um jeito inexplicável. É algo quase sem nome, mas que arde, que queima e nunca deixará de queimar.
É a saudade de quem ama. É a saudade de quem quer. Até um dia, avó.
À medida que o tempo avança vou percebendo a falta que você me faz. Passaram dois meses desde nosso doloroso adeus e eu só penso em como tudo seria diferente se a morte não tivesse roubado sua presença da minha vida.
No peito sinto um vazio que não para de aumentar, no meu pensamento surgem memórias que me fazem ainda ter mais saudade. É nos pequenos detalhes que sentimos a ausência das pessoas de quem mais gostamos, e isso fica evidente em vários momentos do meu dia a dia.
Você foi alguém especial que marcou minha vida, uma pessoa por quem terei admiração e gratidão eternas. Meu mundo desabou no instante em que soube que você havia partido para sempre, mas eu prometo guardar todas as ocasiões especiais que vivemos, por mais que custe, ainda que isso me traga o sabor amargo de saber que nada se voltará a repetir.
Eu não sei quanto tempo vai durar esta minha dor, esta angústia que me prende às lágrimas todos os dias, todas as noites. Já passaram cinco meses e ainda não sei como aceitar sua despedida.
A morte é mesmo a realidade mais difícil de lidar, de compreender. Sinto que cada novo dia é também uma nova forma de luta, de busca por uma salvação desconhecida.
Espero que no próximo mês, eu me sinta mais forte e capaz. Preciso de regressar à minha vida, às minhas batalhas. Preciso também de ter força para homenagear o ser incrível que há cinco meses partiu sem aviso.
Os anos passam, mas as saudades permanecem. O tempo sopra, mas não leva nossas memórias. A vida muda, minha querida mãe, mas aqueles que nos marcaram ficam eternamente guardados em nosso coração.
Já faz muitos anos que você partiu. Quando a notícia do seu falecimento chegou até mim, foi como se tudo à minha volta perdesse o sentido. Minha mãe, minha referência e heroína, tinha acabado de perder a vida, de me deixar à deriva, sem que nos tivesse sido dada a oportunidade de uma despedida apropriada. Foi um vazio profundo e uma tristeza imensa o que se seguiu.
Hoje já superei grande parte dessa dor, mas as saudades continuam a aumentar a cada dia. E embora eu não possa dizer olhos nos olhos quanto amo você, vou continuar honrando tudo que você me ensinou e tudo que você me demonstrou que eu deveria ser.
Meu amor, eu nem imagino a dor que está passando pelo seu coração. Mas eu conheço o tamanho da sua força, por isso após chorar esta perda, você vai encontrar uma forma de viver feliz como antes.
E lembre-se que a morte não é a despedida, mas sim a transformação do relacionamento. E eu estarei aqui como sempre para oferecer meu carinho, apoio e ajuda. Força, meu amor!
É tão difícil dizer adeus, mãe. Saber que não vou poder ver mais o sorriso que iluminava meu coração, ouvir a voz que sempre me acalmava e sentir o abraço mais doce do mundo. A morte levou você da minha vida, roubou o que de mais precioso eu tinha e eu não sei se vou conseguir viver com sua ausência.
Com você aprendi muito do que sei e foi ao seu lado que me tornei a pessoa que sou. Nossos caminhos se separam agora, mas levarei você no meu coração para onde quer que vá e até ao fim da minha vida, minha mãe amada.