Quatro anos depois da sua partida, restam as memórias boas do que vivemos e uma imensa saudade de ter você ao meu lado. Restam recordações da sua voz a ecoar pela casa, do seu sorriso a iluminar meu caminho, das nossas conversas, às vezes triviais, às vezes profundas.
Quatro anos depois do nosso adeus, me falta quase tudo que tinha. Sobrou um vazio, uma fenda no meu coração que cresce à medida que o tempo passa. Há feridas que nunca chegamos a curar, e sua morte será sempre uma delas.
Quatro anos depois de perder você para sempre, tenho certeza que uma parte de mim também se perdeu. O luto é eterno e a dor inconsolável. Dizemos para nós mesmos que é hora de seguir em frente e tentamos, mas nunca o conseguimos fazer totalmente. Nada mais volta a ser o que era depois de perdermos alguém que amamos muito.
A despedida foi feita, mas ainda não aceito a realidade. Meu pai, meu querido pai se foi; ele partiu para eternidade. Dentro de mim, desde há um mês, mora um vazio maior do que o mundo onde vivo.
Tenho tentado me superar todos os dias. Não há um só instante em que não lute para regressar à normalidade possível. Mas é difícil. Penso no meu pai, não entendo as razões da vida e da morte e enfraqueço.
Talvez seja por ter passado pouco tempo, talvez no próximo mês eu me sinta mais forte e capaz. Quero muito honrar o nome do meu pai, deixá-lo orgulhoso, esteja ele onde estiver. Descanse em paz, papai.
Meu netinho, como a vida é injusta. Nunca imaginei que algo tão triste pudesse acontecer comigo. Perder um tesouro, um neto com tanta vida pela frente. Não é assim a ordem natural das coisas. Os avós deveriam poder ver seus netos crescerem, e os netos deveriam poder ver seus avós partirem, apesar de uma morte nunca ser motivo de regozijo.
De você lembro seu sorriso fácil, sua honestidade, sua lealdade aos princípios que defendia. Era um orgulho para mim e também para toda sua família. É uma perda irreparável que traz não só sofrimento, mas também um vazio que sempre assombrará nossas vidas.
Ainda imagino você como se estivesse no meu colo, sua voz continuará falando ao meu ouvido a beleza das nossas lembranças. Digo um último adeus como se estivesse arrancando meu próprio coração. Descanse em paz, meu lindo e eterno neto!
Os homens choram da mesma forma que choram as mulheres; os pais, quando perdem uma filha, ficam inconsoláveis, do jeito que você está. Eu sinto muito sua perda. Aceite meu abraço.
Eu sei que não resolve tudo, mas quero que saiba que estarei perto para tudo que precisar. Nesta hora de tristeza e desconsolo, o meu lugar é ao seu lado para lhe dar força, apoio e amizade.
A sua menina está em um lugar de paz, onde a serenidade é lei e nenhum mal acontece. É exatamente assim que eu imagino a vida após o adeus à Terra. Tenho certeza que ela está descansando.
Você continuará a ser um pai incrível, até porque o relacionamento de amor que criaram sobrevive a tudo, inclusive à morte. A sua filha existirá enquanto você existir também. Força.
Querido amigo, escrevo esta mensagem de pêsames pelo falecimento da sua mãe para lhe dar algum conforto nesta hora difícil.
Jamais alguém irá conseguir ocupar o vazio que ela deixou no seu coração. Mas permita que Deus entre nesse esse espaço para que lhe traga algum consolo.
Paz à sua alma. Os meus pêsames para você e para a sua família.
Meu amor, eu nem imagino a dor que está passando pelo seu coração. Mas eu conheço o tamanho da sua força, por isso após chorar esta perda, você vai encontrar uma forma de viver feliz como antes.
E lembre-se que a morte não é a despedida, mas sim a transformação do relacionamento. E eu estarei aqui como sempre para oferecer meu carinho, apoio e ajuda. Força, meu amor!
Passaram três anos e podem passar mais três e mais três e mais três. Pode passar todo tempo do mundo que eu jamais irei esquecer a pessoa doce, o coração bom e o ser humano incrível que você sempre foi neste mundo.
Os dias nem sempre foram fáceis de viver. Desde a hora do seu adeus tudo mudou, ficou mais cinzento, triste. Não tem sido fácil, mas dia após dia tenho me fortalecido e aceitado sua morte. Descanse em paz.
Mesmo já não sendo seu aluno, foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento da nossa querida professora.
Falo professora, mas para mim, ela foi uma mentora, uma guia e por vezes até assumiu o papel de mãe.
Sei que falo em nome de todos os seus ex-alunos, quando lhe agradeço do fundo do meu coração por todo o seu trabalho. Aos familiares e amigos deixo os meus sentidos pêsames.
A morte, por mais triste que seja, deve sempre ser encarada como a leveza da dor que já nem existe, como o prolongamento da vida. Caem lágrimas, iniciam-se lutos, mas o tempo é a melhor solução para quem sofre a perda de quem se foi.
As lembranças determinarão a imortalidade de quem nunca partirá de verdade. E aí cairão novas lágrimas dos mesmos lutos, mesmo que o tempo tenha se esgotado. Ninguém está preparado para a dor da última despedida, até porque só o luto nos dará o conforto para a aceitar.
Amigo, nem consigo imaginar a dor e a tristeza que estará sentindo com o falecimento de seu pai. Não podia deixar de lhe enviar meus sentidos pêsames e manifestar meu apoio nesta hora difícil.
Sei que este é um momento em que se prefere a solidão e estar com a família, mas saiba que pode contar comigo para o que precisar.
Você e sua família estão nas minhas orações. Meus sentidos pêsames.
Eu acho que não existem palavras capazes de apaziguar ou minimizar a dor de quem viu partir uma criança. Morrer soa sempre a injustiça, mas quando se trata de uma criança a inquietação é ainda maior. É uma crueldade.
Todos os dias farei meu luto. Todas as noites também. Estarei constantemente em um status de luta para me encontrar e procurar compreender as decisões da vida e da morte. Não será fácil, mas quem sabe um dia eu até percebo as razões da sua despedida.
Agradecemos profundamente a todos que mandaram mensagens, que se colocaram à disposição para ajudar ou que simplesmente estiverem perto de nós neste momento difícil.
Agradecemos a Deus que nos dá forças sempre e nos permite seguir em frente.
Este é um momento de despedida e de honrar a vida de uma pessoa especial. Convidamos você para a Missa de Sétima dia de Falecimento e esperamos contar com a sua presença neste momento sagrado.
Vi você partir há cinco meses e a saudade é tanta que todos os dias imagino seu regresso. Fica difícil acreditar que nos despedimos sem dizer adeus e que a morte levou sua presença da minha vida para sempre.
Você deixou uma marca profunda no meu coração pela pessoa que foi e também por tudo que fez por mim. As nossas recordações são agora o bem mais precioso que tenho e será nelas que buscarei forças para enfrentar o vazio da sua ausência.
Os meus sinceros pêsames, minha querida amiga. A notícia do falecimento do seu marido nos apanhou a todos de surpresa. Ele era um homem excepcional que nos deixou cedo demais.
Não há nada neste mundo que se possa comparar ao amor entre duas pessoas que sempre pareceram ser perfeitas uma para a outra. Ficam guardadas no coração as boas memórias dos momentos felizes que compartilharam.
Não consigo sequer imaginar a dor que estará sentindo neste momento difícil, mas quero que saiba que está nas minhas orações e que estarei aqui para o que possa precisar.
Olho para o céu à sua procura, meu pai. É tão difícil viver sem você, não encontrar o seu abraço nas horas mais duras, nem sentir a sua mão no meu cabelo ou o seu olhar que tanto me confortou.
Tenho sorte em ser sua filha, mas vivo triste por já não compartilharmos o mesmo mundo! Talvez um dia nos reencontremos em outro lugar, não sei. Espero que sim, porque tenho ainda tanto para lhe contar!
E preciso tanto, mas tanto de você. A raiva de a morte o ter roubado de mim está a desvanecer: você sempre me ensinou a viver leve e livre, sem pesos. Mas a saudade, essa nunca irá me deixar.
Sinto que por mais anos que passem eu nunca irei preencher este vazio que a sua despedida me deixou. Quem sabe um dia eu até consiga compreender melhor os desígnios da vida e da morte, mas agora ainda é cedo; não consigo.
Descanse em paz, meu pai querido! E até ao dia do nosso reencontro.