Não existe dor mais profunda nem vazio maior do que aquele que a morte traz. É algo quase desumano, frio, cruel. Quero que você saiba que sinto muito pelo adeus do seu marido. Que ele descanse em paz.
Eu sei quanto amor existia entre vocês, quanta entrega, carinho, respeito. Um casamento assim não termina com a maior fatalidade da vida; um casamento assim dura toda eternidade.
Vocês continuarão ligados, mas de uma forma diferente. É claro que a saudade existe e irá existir sempre, mas o amor, o verdadeiro amor desaparecerá nunca.
Recorde seu marido. Ore por ele e procure sorrir de novo.
Há poucas coisas tão tristes na vida como ver um amor acabar. Há poucas coisas tão tristes na vida como ver um relacionamento chegar ao fim. Um rompimento no relacionamento é uma espécie de morte, quando nos separamos de alguém que amamos é como se todo um universo afetivo morresse para nós. A sensação que nós temos é de que estamos morrendo na vida do outro, estamos morrendo a consciência do outro, é como se a nossa imagem fosse desvancendo e nós vamos assistindo a isso, a uma morte em vida.
Quando há ou houve amor de verdade num relacionamento, mas por algum motivo o amor não foi suficiente para fazer com que o casal continuasse junto, morre também um projeto de vida em comum, há toda uma potencialidade de vida que morre. A tristeza é profunda e às vezes pode parecer que nunca vai passar. Mas é preciso ter a consciência de que essa dor vai passar, é uma questão de tempo e de não se apegar a dor, não se deixar viciar pelo sofrimento, não entrar num espiral depressivo, onde se fica remoendo tudo o que não deu certo e o que era bom.
Quando um amor se for, é preciso saber reconhecer que acabou, é preciso entender que chegou ao fim, é preciso antes mesmo do amor morrer, de matar as expectativas, e é preciso seguir em frente, tentando reconstruir a vida e se segurar sobre nossas duas pernas para suportar a ausência do outro, tentando ainda tirar uma lição da dor. O amanhã pode sempre ser melhor!
Meu filho, como irei prosseguir com minha vida? Como serei capaz de caminhar ao final da tarde ou de me alimentar de uma apetitosa refeição? Você não irá me responder, eu sei, mas preciso falar com você.
Sinto muito sua falta, aliás, irei sentir todos os dias enquanto respirar neste mundo que ficou cinzento após a sua morte. Não é justo perder um filho do jeito que eu perdi você. Não é e nunca será!
Mas eu preciso arrumar um jeito de retomar meu caminho para felicidade. E acredite que não lutarei por mim, mas por você que me observa e deseja o meu bem. Filho, amarei você independentemente de estarmos separados por mundos diferentes. Até um dia, querido.
“Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.” Salmos 10:17
É imensa a dor, infinita a saudade que fica no coração de quem perdeu um ente querido para a morte. Mas não se desespere, não desanime! Procure refúgio nos braços amorosos de Deus para que ampare sua tristeza.
Peça para que Ele ajude você a superar esta perda e lhe conceda algum consolo e alívio. Confie no Senhor, pois Ele está ao seu lado, ouvindo suas súplicas e quando chegar o momento irá lhe conceder o que pede.
Tenha sempre presente que a morte não significa uma separação definitiva, e que um dia você encontrará seu ente querido na eternidade.
Deus é um Pai amoroso em todas as ocasiões, mas existem momentos em que sentimos sua mão protetora cuidando de nós de uma forma muito amorosa. É nesses instantes que pensamos em como é bom ter Alguém que se importa conosco de verdade, e que nunca nos deixará andar à deriva.
Já passei por muitas situações desafiadoras, e nem sempre as decisões que tomei terminaram com um final feliz. Crescemos errando, e às vezes a vida se revela severa demais. Já chorei, derramei lágrimas amargas por pessoas que perdi. Já desisti vezes sem conta por causa de sonhos perdidos. Mas no final de tudo, quando nada parece ter solução, Deus surge sempre para me salvar.
Por isso, estas palavras são de agradecimento, mas sobretudo de louvor por existir um Pai que me ajudou a permanecer firme dia após dia. Não há nada que consiga expressar o quão infinita é minha gratidão, e tudo que quero é servir continuamente Aquele que devemos obedecer, amar e adorar.
Meu coração está sofrendo. Ninguém está preparado para a perda de alguém, principalmente a perda de uma pessoa tão querida que nem você, meu tio. Sempre foi difícil superar a distância que separava nosso abraço, você vivia bem longe, a gente pouco se via, mas a ligação que aproximava nossos corações era do tamanho do mundo. Você foi sempre muito especial.
Adorava ter o poder de recuar no tempo, nem que fosse um ou dois dias apenas para arranjar forma de esperar você na porta de sua casa, bem cedo, e abraçar você bem forte, dizer o quanto nossa união é saborosa e num olhar parar o tempo durante séculos e séculos de vida.
Vou sempre fazer com que seu nome seja lembrado. Em todas as ocasiões sua existência será voz cantada em minha boca para todo mundo. Meu toque será sempre o seu toque e meu respirar será o seu em todo o crepúsculo do fim de tarde. Você vai morrer nunca. Eu vou viver sempre!
Hoje o dia é de reflexão, de entendimento, de paz. Hoje, meu filho, recordo nossa história. Mas confesso que não consigo esquecer o adeus que nos separa até hoje. Foi há um ano, meu amor!
Foi há um ano que minha vida perdeu cor e alegria. Mas aprendi a encontrar você nas minhas memórias, nas lembranças mais poderosas de nós dois. E aí sou feliz novamente; aí sou feliz constantemente. Até um dia, meu filho!
Foram trinta dias de aceitação, de enfrentar a realidade entre lágrimas e tristeza. Vovó, eu nunca irei conseguir me despedir de você. Para mim, sua alma sempre existirá neste mundo. Descanse em paz e cuide de mim, esteja onde estiver.
Quero parar de chorar, mas a saudade não permite. Quero pensar em outra coisa, mas é seu nome que surge no meu pensamento. É difícil, muito difícil estar separado de quem se ama de verdade. Dói demais não ter você ao meu lado!
Tenho esperança que um dia possamos nos ver de novo em um encontro ímpar, onde as saudades irão desvanecer e a eternidade será nossa casa. Descanse em paz, avó, e até ao dia do nosso reencontro.
Nada terminou! Meu pai partiu – é verdade, mas deixou um monte se histórias e ensinamentos que manterão seu nome vivo por décadas e mais décadas. Talvez até para toda eternidade!
Já sinto saudades das conversas que mantínhamos só com o olhar ou dos gestos de carinho mesmo quando estávamos distraídos. Meu pai será sempre meu herói, aqui ou em outro mundo!
Foram tempos complicados, tempos de grande dificuldade e de provação. Felizmente tudo passou e só posso agradecer a Nosso Senhor mais este livramento.
Houve alturas em que parecia que o mundo ia terminar, pois tudo ao meu redor estava desabando. Mas pedi a ajuda de Deus que me concedeu mais esta graça e hoje posso caminhar novamente na luz.
Meu pai, a vida tem sido um mar de surpresas onde a cada nova onda uma lágrima ou uma risada podem surgir. A maré que estamos agora enfrentando não é fácil, mas vamos chegar a um lugar seguro. Pai, vamos destronar essa maldita doença!
Eu sei que juntos podemos tudo. E você sempre me ensinou que o mal nunca vencerá o bem. É por isso que em breve este pesadelo estará terminado. Vamos batalhar até ao fim; até à última gota de suor, até porque a próxima onda está chegando e vem cheia de brilho e luz. Força, pai!
Meu pai, não podemos ignorar o que está acontecendo. Você está doente e eu sei que não está sendo fácil. Mas também sei que sua força é maior do que a de um leão! E por isso tenho plena confiança que tudo vai melhorar.
Você sabe perfeitamente que farei tudo, mesmo tudo para saírmos dessa situação. Eu só preciso que você acredite e mantenha esperança que o amanhã vai ser melhor. Um dia de cada vez e nem duvide que em breve esse pesadelo estará terminado.
Hoje lembro a partida de minha prima, alguém que era uma familiar querida, mas também uma amiga com quem vivi momentos únicos. É triste saber que já passou um ano desde seu falecimento porque o tempo não volta atrás e a saudade continua apertando.
Juntas compartilhamos uma linda infância, crescemos, seguimos rumos distintos, mas nunca nos separamos. Ela sempre estará presente no meu coração, assim como todas as memórias da pessoa muito especial que ela foi.