Os anos passam, mas as saudades permanecem. O tempo sopra, mas não leva nossas memórias. A vida muda, minha querida mãe, mas aqueles que nos marcaram ficam eternamente guardados em nosso coração.
Já faz muitos anos que você partiu. Quando a notícia do seu falecimento chegou até mim, foi como se tudo à minha volta perdesse o sentido. Minha mãe, minha referência e heroína, tinha acabado de perder a vida, de me deixar à deriva, sem que nos tivesse sido dada a oportunidade de uma despedida apropriada. Foi um vazio profundo e uma tristeza imensa o que se seguiu.
Hoje já superei grande parte dessa dor, mas as saudades continuam a aumentar a cada dia. E embora eu não possa dizer olhos nos olhos quanto amo você, vou continuar honrando tudo que você me ensinou e tudo que você me demonstrou que eu deveria ser.
O seu pai sempre foi um grande exemplo, não só para você que é seu filho, mas para todos que o conheciam. Sei que esta perda deve estar sendo muito pesada para você e só desejo força neste momento.
Seu pai sempre teve muita fé no seu coração e por isso tenho certeza que agora ele está em um lugar melhor. Tente se concentrar nisso e lembre-se que sempre que quiser falar com ele, basta se conectar com seu espírito através desta fé.
Há momentos em que percebemos que a vida é muito injusta. Como eu gostaria que tudo fosse mentira e não tivesse de dizer adeus a uma amiga que partiu cedo demais.
Hoje meu mundo desmoronou e é difícil conter as lágrimas com esta perda gigante. Meus pensamentos estão com sua família. Que Deus conceda a todos muita força para enfrentarem este momento difícil.
Oxalá existisse uma qualquer mágica capaz de curar a terrível e inconsolável dor da perda de uma mãe. Infelizmente apenas nos resta confiar que o tempo alivie um pouco o sofrimento. Os meus pêsames! Saiba que lamento, não só a sua perda, como também o pouco que posso fazer para lhe proporcionar algum conforto.
Chore o que sentir necessário chorar, mas levante a cabeça depois de chorar, pois ainda tem a sua vida para viver, a vida que sua querida mãe lhe deu e que ela quereria ver você vivendo em plenitude. Muita força, e que sua mãe descanse em paz!
Quando a perda deixa um vazio profundo no coração, quando a saudade aperta bem forte, sempre que a dor parece impossível de suportar, é o momento de orar a Deus, de depositar nele toda confiança e permitir que Ele cuide de você e guie seus passos.
Deus sabe o que é melhor para você e sua família, e Ele nunca permitirá que se sintam abandonados. A dor, a saudade e o vazio não vão desaparecer de um momento para o outro, mas com a ajuda dele, pouco a pouco, sentirão mais força e mais coragem que nunca para enfrentarem essa perda de frente e conseguirem ultrapassá-la.
Poderia dizer que sei exatamente o que você está sentindo neste momento, mas isso não seria verdade.
Cada pessoa vive a perda de um ente querido de uma forma muito particular, e o luto se manifesta de maneiras diferentes em cada um.
O que eu posso dizer é que já sofri a dor de uma separação causada pela morte, e sei quanto pode doer.
O mais importante neste momento é você estar perto dos seus amigos e família, pessoas que gostam de você e que vão ajudar a dissipar a escuridão.
Você até pode sentir que está quebrado e sem esperança, mas eu vou fazer todos os possíveis para recolher e colar cada pedacinho, devolvendo a sua alegria.
Seja forte neste momento complicado, e tenha certeza que você não está sozinho nem desamparado.
Entro naquele que era seu quarto, e você já lá não está. Há sempre um lugar por ocupar em todas as refeições. O tempo passa, mas é como se ainda ouvisse seu sorriso deambular pela casa. Tudo foi substituído por um silêncio que fere, por um vazio que não faz qualquer sentido. E as saudades não param de aumentar, meu filho.
É difícil explicar tamanha dor. Quando temos um filho, esperamos que ele seja eterno, que ele conquiste sonhos, que ele sinta inúmeras alegrias, que ele forme sua própria família, que ele nos acompanhe até à velhice. Como posso aceitar que isso não vá acontecer com você? Qual a justiça de ver você partir tão cedo assim?
Sinto falta da sua presença, do seu carinho, do seu caráter forte, da forma como você cuidava das pessoas que amava. Sei que minha vida jamais voltará a ser igual depois de tamanha perda, mas há momentos em que pressinto sua voz me sussurrando ao ouvido, me dizendo para eu erguer a cabeça e ir em frente.
É por você que ainda vivo. É por você que quero continuar lembrando tudo que ficou para trás. Apesar de já não estarmos juntos, meu filho, você viverá eternamente no meu coração.
Esse primeiro mês sem você foi o mais difícil de minha vida. Passei dias sem saber o que fazer sem seus conselhos para me ajudar e sem poder ouvir o som da sua voz.
É muito duro perder alguém tão importante. Não sei como seguir em frente, pois lembro de você em todos os momentos do meu dia.
Nunca esquecerei da pessoa que você foi para mim. Quero muito me reerguer, pois sei que é o que você gostaria que eu fizesse, mas é muito difícil saber que nunca mais poderei conversar com você.
Já faz um mês e a dor ainda não diminuiu. Sinto muito sua falta.
Gostaria de lhe falar mil palavras ou mostrar mil imagens, quem sabe lhe apresentar até mil canções. Não sei. Gostaria de fazer alguma coisa para ajudar você a superar este difícil momento. Sinto muito pela sua perda. Sua irmã será sempre uma estrela no céu mesmo vivendo no seu coração.
Eu conheço sua coragem, sei do que ela é capaz. E é por isso que lhe peço para levantar a cabeça e continuar sua batalha contra esta infelicidade que assaltou sua vida, seu sorriso, sua alegria. E nunca se esqueça que meu lugar será ao seu lado neste e em outros momentos da sua vida. Força! Estamos juntos!
A morte de alguém que amamos deixa sempre uma semente de saudade no nosso coração. E quando o tempo passa floresce a vontade de voltar atrás, floresce um amor diferente, mas ainda mais intenso.
É duro ter de enfrentar todo processo de perda, ter de viver o luto e sentir a falta dessa pessoa que era especial para nós. Contudo, há memórias lindas que ficam e serão elas que nos darão a força que precisamos para enfrentar cada dia.
A dor permanecerá, assim como um imenso vazio, mas a força do sentimento que nos uniu compensará em paz e conforto.
Há 9 meses perdi uma pessoa muito especial e a saudade ainda dói. Nunca irei esquecê-la e nem quero, por isso, guardo nossas lembranças em um lugar muito bonito dentro do meu coração.
É muito difícil sentir esta saudade. Sempre oro para que Deus a proteja e para que possa estar em paz. A minha fé é o que me guia e me dá forças para seguir em frente.
Espero que você esteja em paz e que saiba que tudo que significa para mim está guardado no meu coração.
Não importa o tempo que passe, ou as vezes que minhas circunstâncias mudem, perder um marido na morte é deixar uma história por acabar e eu continuarei amando você todos os dias e lembrando para sempre o quanto fui feliz ao seu lado.
Neste momento me sinto desamparada, desolada, perdida e sem rumo. As pessoas que me amam têm sido um apoio fundamental para não sucumbir à tristeza, mas nada nem ninguém consegue atenuar o vazio que carrego no peito. É sua falta que sinto, é a ausência da sua presença e a inexistência do seu abraço que eram tão importantes para mim e que agora não existem mais.
Se eu pudesse, voltaria atrás no tempo só para impedir sua partida ou para partir junto com você. Guardarei eternamente as lembranças do que vivemos em conjunto na parte mais especial do meu coração porque agora que você me deixou para sempre, nada voltará a ser o que era.
Em sua honra, cunhada, deixo estas palavras expressando minha tristeza e angústia pela sua partida. Na vida parece que estamos preparados para tudo, menos para perder as pessoas que amamos e seu falecimento surgiu como um golpe duro, abalando nossa família e deixando um vazio no meu coração.
De você lembro seu sorriso sincero e fácil, sua prontidão em ajudar e essa forma entusiasmante de encarar a vida. Você amava os seus, cuidava das suas amizades e lutava sempre por aquilo em que acreditava. Sentirei falta de seus conselhos, de ver sua determinação, sentirei falta de ter sua companhia nos melhores e nos piores momentos.
Queria um último abraço, queria dizer o quanto você foi importante para mim. Continuaremos cuidando uns dos outros e lembrando a pessoa especial que você foi. Agora sua presença será como uma estrela brilhando no céu: inalcançável, mas iluminando sempre nosso caminho.
Neste terrível momento de dor e pesar eu quero apresentar meus sentimentos à família! Meu coração lamenta com os seus a irreparável perda, e para o que precisarem saibam que podem contar comigo.
Sei que não há palavras ou gestos capazes de aliviar tão grande sofrimento, mas espero que consigam encontrar conforto nos corações uns dos outros, e que o tempo traga algum alívio. Muita força para todos e que a alma de quem partiu descanse agora em paz!
Ainda não acredito que minha querida avó se foi. Meu coração não quer aceitar que não voltarei a enxergar seu doce sorriso, que não ouvirei mais suas meigas palavras.
Minha vida perdeu um dos seus grandes pilares, pois minha avó foi uma grande mulher, um exemplo de vida, e um amor de vovó. Como é grande a dor que sinto, mas maior ainda é a vontade de lhe prestar mais uma homenagem.
Pois tudo que vivi com ela eu vou guardar para sempre, todo amor que recebi e sinto estará sempre aquecendo meu coração. E quando a saudade for maior eu vou chorar lágrimas de alegria por ter tido a melhor avó do mundo.