Não é apenas porque você foi meu irmão. Não é somente porque você partiu e não está mais entre nós. Estas palavras que homenageiam o grande ser humano que você foi são um agradecimento por ter marcado minha vida, um reconhecimento de tudo que vivemos juntos e marcam uma despedida que nunca imaginei que viesse a acontecer.
Fomos irmãos e os melhores amigos. Entre nós havia cumplicidade, união e mútua proteção. Fizemos parte da mesma casa, da mesma família, fomos sangue do mesmo sangue. Agora que não tenho você ao meu lado é como se uma parte do meu corpo fosse amputada, e eu não sei o que será de mim sem a presença de alguém que significava tudo para mim.
A saudade já invadiu meu coração e tenho certeza que ela aumentará a cada dia que passa. Nunca esquecerei sua alegria de viver, seus bons sentimentos e seus valores nobres. Não é apenas porque foi um orgulho ser seu irmão, mas continuarei carregando você comigo todos os dias e para onde quer que vá.
Entretanto, passou um mês, tia. As lágrimas não secaram, a dor não foi embora, a saudade não sumiu da minha vida. Passou um mês e tudo vai acontecendo devagar porque, ao perder você, perdi uma das pessoas mais lindas que já conheci.
Reviro nossas memórias, revivo propositadamente as recordações do que passamos juntas como negação da sua morte. A sensação do nosso adeus será sempre um aperto forte no peito, e sua ausência vai ser sempre sentida por toda nossa família.
Sei que este não será um momento fácil e que tudo o que apetece é chorar. Mas também sei que o seu avô era uma pessoa alegre e que não ia querer ver você assim.
Pense nos bons momentos que compartilharam, nas aventuras que viveram juntos, no amor que sentiam um pelo outro e procure seguir em frente.
Quando penso em alguém especial, em um exemplo para minha vida é sempre minha avó que me vem à mente. Ela era uma mulher tão forte, tão destemida.
Ensinou-me através do exemplo e hoje sei que sou alguém melhor porque pude conviver com ela. Nunca esquecerei de tudo que ela me mostrou, de tudo que ela foi para mim.
Há muito tempo, meu pai me ensinou a importância de ser forte em momentos difíceis. Hoje ele partiu e por mais que eu sinta uma tristeza enorme dentro de mim, serei forte por ele.
Meu pai me ensinou tudo que sei e hoje sou a mulher que sou por causa dele. Foi graças ao seus conselhos que eu superei dificuldades e foi ao lado dele que comemorei minhas vitórias.
Todas estas lembranças estarão para sempre guardadas no meu coração. Pai, saiba que você sempre será a pessoa mais importante da minha vida.
Isto não é um adeus, é apenas um “até breve”, pois ainda iremos nos reencontrar. Até um dia, meu querido pai. Amo você!
Doeu este ano sem você, mãe. Sei que foi o primeiro, foi um ano diante de uma nova circunstância que consistiu em enfrentar o vazio da sua ausência. Mas, às vezes, me pergunto se alguma coisa mudará à medida que o tempo passar. É que o golpe da sua perda cravou bem fundo no meu coração, e sinto que deixou um dano irreparável que terei de forçosamente suportar.
Como faço para recuar no tempo e voltar a ser a criança que você segurava sorridente no seu colo? Ao seu lado aprendi o verdadeiro valor do amor, a importância de sermos bondosos com as pessoas que nos rodeiam, a necessidade da união face às constantes adversidades da vida. Nos seus braços eu já senti o que é estar protegida contra as trevas do mundo, e eu tenho muitas saudades desse sentimento de apego e amparo.
Um ano após o choque de ver você partir, mãe, só queria que tudo fosse mentira. Mas não é, há pesadelos que vivemos enquanto estamos acordados, e que nos deixam amargurados, como se uma parte de nós tivesse também ousado morrer.
São dores que se apoderam do corpo, infelicidades perdidas encontram finalmente sua casa no peito de quem chora a morte de quem partiu cedo, sem aviso. Cunhado, tudo em mim é triste; tudo em mim é uma melancolia.
Você se foi e levou junto aquele sorriso que era meu e revelava a esperança, felicidade e alegria. Tudo desapareceu; desvaneceu quando seu corpo nos deixou sabendo que não iria regressar. Agora tudo é triste, tudo é dor.
Mas logo levantarei a cabeça e honrarei seu nome, seu jeito tão inspirador de enxergar a vida e tudo ao seu redor. Oh, cunhado!
Prometo homenagear sua nobre forma de encarar os problemas e os superar com aquela força típica de quem luta de coração.
Oh, cunhado, que sua casa seja a paz e aí tenha um eterno e sereno descanso. Até um dia.
Esta é a despedida mais cruel que existe. É o último adeus, tio. Descanse em paz e não desvie o olhar do que é verdadeiro. Você sempre foi meu tio mais especial, um homem marcante e muito querido. É impossível esquecer você.
Só gostaria de ter tido mais tempo para reconhecer todas as coisas inesquecíveis que você me proporcionou. Mas vou continuar a honrar seu nome em todo lado com a certeza que você é a estrela mais brilhante do céu. Até um dia, meu tio!
Eu sinto saudades do meu tio, porque ele sempre foi como um irmão para mim, um amigo de verdade e até um segundo pai. Não o ter ao meu lado é viver triste a toda a hora. Sinto muito sua falta, titio.
Eu gostaria que tudo fosse uma mentira; que sua morte fosse uma mentira! Seria tão bom poder sentir seu abraço uma vez mais, escutar sua voz sempre certeira e poderosa. Quem me dera, tio!
Mas eu sei que a realidade é outra, e bem mais difícil de aceitar. Mas é sempre enfrentando olhos nos olhos que se alcança a serenidade; que se aceita o que parece impossível de se aceitar.
Descanse em paz, meu bom tio. E até ao dia do nosso reencontro.
Sinto sua falta, meu amor, minha esposa, meu tudo e meu inteiro e minha sorte e minha companhia ao longo de toda minha vida feliz.
Esposa querida, mulher da minha vida, sinto sua falta todos os dias porque sem sua presença sou só uma poeira no vento, uma luz sem lugar para iluminar.
Esposa querida, mulher da minha vida, nosso amor continuará igual forte e firme mesmo com toda esta distância que nos separa, com este mundo de vazio entre nós.
Sinto sua falta, meu amor, minha esposa, minha profunda ambição e minha voz e meus ouvidos e tudo que é de bom e de amar no amor.
Foi há um ano que vi partir uma pessoa muito especial para mim. Falo da minha prima, um ser maravilhoso que tive a oportunidade de conhecer e por quem vou nutrir grande admiração para sempre.
Todas as despedidas custam, mas mais ainda quando quem parte é alguém a quem estávamos muito apegados. Fiz da minha prima uma amiga, confidente, companheira de todas as horas. Fiquei sem tudo isso no momento em que a morte resolveu bater à sua porta.
Recordarei para sempre seu sorriso sincero, a bondade que emanava do seu coração, sua coragem e determinação invulgares. Ela era uma alma carismática que contagiava todo mundo à sua volta. O mundo ficou bem mais pobre com seu falecimento.
A saudade aperta a cada dia que passa e este primeiro ano sem ela foi triste demais. Queria voltar atrás no tempo para sentir novamente seu abraço apertado. Há pessoas que deviam ser eternas e minha primeira é, certamente, uma delas.
Amiga, estas palavras vão carregadas de carinho, pois quero que saiba que você é alguém muito especial. Não quero que a tristeza derrube seu ânimo de viver. Esta fase não está sendo fácil, mas com a determinação certa será possível reverter a situação.
Não abaixe os braços. Em vez disso, desperte o espírito guerreiro que existe em você. E, acima de tudo, nunca pense que está sozinha, pois eu estou aqui e sempre lutarei ao seu lado.
Passaram 2 meses, mas podiam ter passado 20 anos que você continuaria presente no meu coração todos os dias e em todos os momentos. Você cuidou de mim com muito carinho desde que cheguei à sua vida e nem mesmo a morte será capaz de apagar o amor que sinto por você, pai.
Dói muito saber que partiu para sempre e que muitos dos momentos que passamos juntos não se voltarão a repetir. Agradeço todas as lições que aprendi com você porque elas fizeram de mim a pessoa que sou. As saudades serão eternas, meu pai querido.
Já faz 3 meses que você deixou este mundo. Desde lá estou vivendo com este vazio enorme dentro de mim. Queria que pudesse ver a falta que me faz.
Tento ser forte e seguir em frente, mas não acho forças sem você aqui. Sinto sua falta todos os dias. Às vezes, me pego conversando com você em pensamento e espero que nestas horas você possa me ouvir.