Hoje faz aniversário que você se foi, meu amigo, e é com maior vivacidade que revivo o dia em que dissemos o último adeus. Ainda me parece impossível, e tem vezes em que penso que talvez não seja verdade e a qualquer momento você aparecerá na minha frente.
Mas aí caio na realidade... Você foi mesmo embora, tão cedo, tão sem sentido, e ainda havia tanta coisa para fazermos juntos, e tanta coisa que ficou por dizer.
Mas passem os anos que passarem, e aconteça o que acontecer, eu jamais o vou esquecer, e para sempre guardarei nossa amizade e nossas histórias em um lugar especial do meu coração. Descanse em paz, amigo!
Há um mês meu mundo parou. Saber que você partiu quebrou meu coração e fez com que eu deixasse de sentir, de pensar e de agir. Ainda tudo parece mentira e às vezes dá à sensação que nos voltaremos a ver no final do dia. É um processo muito doloroso e que requer muito tempo. Aos poucos vou começando a ouvir a melodia do adeus e a sentir o peso de uma despedida que ficou por fazer.
Tenho pensado em como somos seres frágeis, em como a vida é um conjunto de possibilidades e que uma infelicidade nos pode momentaneamente reduzir a nada. Assusta perceber como as pessoas que amamos podem simplesmente desaparecer de um momento para o outro. Sentir essa realidade na pele é um choque que muda nossa perspetiva sobre o que somos para sempre.
Restam as memórias e ainda bem que elas existem para nos dar um pouco de paz e consolo. Sei que tenho uma luta difícil pela frente porque o vazio da sua ausência não pode desparecer como eu gostaria. A vida continua, mas eu sei que nada ficará como antes.
Ter um filho é um ato de amor e de coragem inigualável. O amor que se sente por um filho é um amor incondicional. Como disse José Saramago, os filhos são seres emprestados para um curso intensivo de amor ao próximo, de vida e de coragem.
Sim, coragem, pois sabendo que a vida dos nossos filhos não nos pertence, mas é de Deus, amamos com a coragem de saber que um dia Ele poderá nos pedir nossos filhos de volta, porque Deus tem para eles uma missão que não conhecemos.
Mesmo sabendo que a vida dos nossos filhos, assim como a nossa, a Deus pertence, poucas coisas nos parecem tão anti-naturais como a morte de um filho. Nenhum pai ou mãe deveria passar por este sofrimento. Ver a vida de um filho ser interrompida é uma experiência que ninguém merece viver.
Perder um filho é a maior prova pela qual um ser humano pode passar na vida. E continuar a ter fé em Deus depois disto, é ter a esperança de que um dia estará novamente ao lado desse anjo amado que Deus emprestou para enriquecer a nossa vida.
Não há no mundo nenhuma palavra capaz de confortar o coração de um pai ou de uma mãe, mas deixo o meu mais sincero pesar e carinho.
Sinto sua falta todos os dias, em todos os momentos, em qualquer instante de paz e guerra. Você sempre foi tudo para mim, meu querido filho. E não é por ter partido cedo demais que desapareceu!
O amor verdadeiro é infinito. É por isso que a eternidade da nossa união é algo que jamais vai ser diferente. Vou amar você, porque nosso sentimento vive além do adeus. Fique em paz, meu filho!
O mundo foi injusto em tirar seu filho de você. Não tenho palavras para descrever quanto sinto pela sua perda. Tenho rezado muito para que você encontre forças para superar este momento.
Também rezo para que seu filho possa descansar em paz. Lembre-se que Deus irá cuidar dele a partir de agora. Ele era um menino muito bom e nada mais parece fazer sentido.
Desejo muita força para você e para sua família. Que a fé possa lhe dar razões para seguir em frente. Meus pêsames.
Despeço-me daquela que esteve sempre ao meu lado, que me fez sorrir nas horas mais difíceis. É com muita tristeza que dou adeus a minha querida amiga e aceito viver de luto pela sua partida. Ela nunca será esquecida e nossa amizade seguirá viva sempre.
Descanse, comadre, descanse em paz. Você será sempre recordada, para mim, como mais do que uma comadre igual a qualquer outra, mas sim como uma amiga que esteve junto quando mais precisei. Vou sentir muito sua falta.
Será difícil encarar os dias e as noites. Como é possível a vida ou a morte terem levado para o céu alguém tão bom para este mundo, tão bom para as pessoas ao seu redor. Não está certo, mas quem falou que a vida é justa?
Um sogro é um pai que ganhamos com o casamento, e o meu foi o melhor que já existiu. Infelizmente hoje ele já não está mais entre nós, mas a sua lembrança perdurará.
O seu legado é grande demais para que seu nome algum dia seja esquecido. E o amor que todos sentimos por ele deixou nossos corações carregados de tristeza e saudade.
Meu sogro foi um grande homem, um exemplo de pai e um amigo leal. Hoje dizemos adeus, mas na realidade ele nunca desaparecerá.
Até sempre, mãe! Descanse em paz! Apesar do seu adeus eu tenho certeza que nossa ligação continuará viva. As coisas ficarão diferentes – é verdade, mas as lembranças ganharão uma nova cor também.
Sim, porque tenho inúmeras recordações de momentos únicos passados com você, mamãe! E um dia vou poder abraçar você novamente. Tenho certeza! Fique em paz, mãe!
Meus sentimentos. Você sabe que eu estou aqui para tudo que precisar. Aconteça o que acontecer, seu coração poderá sempre contar com o meu. Seja forte e faça seu luto calmamente.
Chore todas as lágrimas que precisar, procure aceitar a realidade e lidar com ela da melhor maneira que conseguir. É que ninguém é de aço nem sabe como digerir uma situação assim.
A morte é o final da vida neste mundo, mas é também uma continuação, porque enquanto nos lembrarmos dos que amamos, mesmo que ausentes do planeta fisicamente, estarão sempre perto de outras formas.
Eu ainda não consigo raciocinar direito. Parece que todo meu corpo está ainda a tremer. E não é de frio, é de choque. Meu amigo, você se foi para sempre neste dia que ficará para sempre marcado como sua última jornada na Terra.
Eu não consigo me despedir como deveria, mas eu juro que na hora certa lhe darei adeus ao corpo. Sim, só ao corpo, porque de nada mais eu irei me despedir. E não é uma promessa, é uma garantia e desejo eternos.
Você continuará vivo e muito presente na minha vida. Não haverá dia que não pronuncie seu nome ou que não recorde momentos incríveis que passamos lado a lado. Essa será minha forma de o homenagear. Descanse em paz, amigo.
Eu não consigo descrever o que está acontecendo no meu coração. Eu não acredito sequer que te perdi para sempre meu amor! Porque foste embora? Porque morreste? Porque partiste para outro mundo, namorada da minha vida?
Preciso ganhar esperança na vida, acreditar que a justiça existe, que as coisas não acontecem sem motivo. O teu coração ensinou o meu a sorrir, a ser feliz como nunca foi em toda minha vida, e agora foste embora para sempre.
Espero que o amor me salve, que o teu amor me salve da saudade, da infelicidade que me abraça desde o terrível instante em que me deixaste. Irei amar-te eternamente, juntos contra a distância, contra a vida e a morte.
Eu jamais irei te perder, vovó! Eu sei que não estás mais aqui ao meu lado; sei também que partiste para nunca mais regressares. Eu sei que morreste, avó, e isso me entristece. Mas sei que nosso amor é mais forte do que qualquer morte.
Todos os dias vou pensar em ti e em como tua verdade foi importante para me conhecer; para me descobrir. Todos os dias vou honrar a pessoa linda que foste, o ser incrível que sempre serás.
Não restará uma palavra minha que não contenha teu nome, que não conte uma história daquelas que me contavas quando eu era ainda criança. Vovó, eu continuar a amar a vida e a ser feliz do jeito que sempre quiseste.
Limparei as lágrimas todos os dias se necessário e vestirei o melhor sorriso por mim, por ti. Não vai ser fácil, eu sei, mas como sempre me ensinaste: será possível, bem possível! Até um dia, avó.
Vocês estão passando pela maior dor que qualquer ser poderia passar. Não é possível imaginar sequer o que vocês estão sentindo. Descobrir a frio que a eternidade não está inerente à pessoa, e que a imortalidade não tem corpo é que nem cair num martírio sem porta de saída. A morte é sempre indevida. A de vosso filho é a mais injusta de todas. Sinto muito pela perda de vocês.
Viver após um momento que nem esse que vocês estão vivendo, parece impossível. Na verdade, vocês jamais vão encarar a vida do mesmo modo, nunca mais vão fazer seja o que for sem lembrar à saudade que a memória possui imagem de vosso filho. É por coisas dessas que vocês tem de encontrar força para orgulhar vosso filho. O mínimo a fazer, como casal, é ultrapassar juntos quaisquer momentos de queda.
O choque vai passar dentro de dias, a tristeza e a saudade nem por isso. A revolta vai continuar e a angústia vai virar contentamento. Torço para que se mantenham um casal maravilhoso e que encontrem força para aprender a viver uma vida nova dentro de pouco tempo, porque é isso que espera vocês: uma vida diferente, uma vida nova.