Ter um filho é um ato de amor e de coragem inigualável. O amor que se sente por um filho é um amor incondicional. Como disse José Saramago, os filhos são seres emprestados para um curso intensivo de amor ao próximo, de vida e de coragem.
Sim, coragem, pois sabendo que a vida dos nossos filhos não nos pertence, mas é de Deus, amamos com a coragem de saber que um dia Ele poderá nos pedir nossos filhos de volta, porque Deus tem para eles uma missão que não conhecemos.
Mesmo sabendo que a vida dos nossos filhos, assim como a nossa, a Deus pertence, poucas coisas nos parecem tão anti-naturais como a morte de um filho. Nenhum pai ou mãe deveria passar por este sofrimento. Ver a vida de um filho ser interrompida é uma experiência que ninguém merece viver.
Perder um filho é a maior prova pela qual um ser humano pode passar na vida. E continuar a ter fé em Deus depois disto, é ter a esperança de que um dia estará novamente ao lado desse anjo amado que Deus emprestou para enriquecer a nossa vida.
Não há no mundo nenhuma palavra capaz de confortar o coração de um pai ou de uma mãe, mas deixo o meu mais sincero pesar e carinho.
Tem momentos na vida que o chão parece desabar aos nossos pés. Meu pai estará sempre no meu coração! Não importam as nossas diferenças ou as brigas que um dia tivemos; o que realmente é importante ficará sempre guardado na minha memória.
Sim, porque quando o amor é eterno não existe despedida que faça desvanecer os sentimentos. Meu pai não morreu, ele só deixou que seu corpo partisse para outro mundo. Nada mais!
Hoje faz aniversário que você se foi, meu amigo, e é com maior vivacidade que revivo o dia em que dissemos o último adeus. Ainda me parece impossível, e tem vezes em que penso que talvez não seja verdade e a qualquer momento você aparecerá na minha frente.
Mas aí caio na realidade... Você foi mesmo embora, tão cedo, tão sem sentido, e ainda havia tanta coisa para fazermos juntos, e tanta coisa que ficou por dizer.
Mas passem os anos que passarem, e aconteça o que acontecer, eu jamais o vou esquecer, e para sempre guardarei nossa amizade e nossas histórias em um lugar especial do meu coração. Descanse em paz, amigo!
Eu sei que é muito difícil aceitar que seu bebê simplesmente não está mais aqui; que o Senhor o levou e transformou em um anjo que sempre guiará seus passos. Você precisa ser forte, encontrar coragem e procurar aceitar os desígnios da vida e da morte.
Seu neném jamais irá partir de verdade. Ele não continuará ao seu lado fisicamente, mas permanecerá presente de uma ou outra forma. O amor resiste a tudo, resiste à morte. Faça seu luto e chore tudo que precisar.
Não esconda seus sentimentos, não reprima suas lágrimas e gritos internos. Eu conheço você e sei do que é capaz, por isso, não ceda à infelicidade permanente. Por você e pelo seu bebê você precisa se encontrar e arrumar um jeito de resistir. Força! Eu sinto muito.
Meu coração está de luto pelo meu querido padre que nos deixou hoje. Ele foi um homem muito especial, um verdadeiro mestre para mim, que me mostrou a força da fé.
É com muito pesar que me despeço desta pessoa tão especial. Meu coração está triste pela despedida, mas ao mesmo tempo, acredito em Deus e em tudo que Ele faz.
Dou adeus a um amigo, um padre, um guia. Descanse em paz.
Será que você já não consegue mais escutar minha voz nem perceber que estou morrendo de vontade de um abraço seu? Eu sinto tanto sua falta, minha esposa, meu amor! Descanse em paz.
É só o que lhe desejo, querida! Acredite que faria tudo; tudo mesmo, meu bem, para tocar novamente no seu cabelo e sentir o travo doce do seu beijo. Não entendo o motivo do seu adeus, do seu desaparecimento.
Você ainda tinha tanto para viver! Nossa história ainda não tinha sido totalmente vivida! Não é justo perder assim alguém que amamos tanto, mas a verdade é que talvez a justiça não faça parte deste mundo. Continuarei a amar você, meu amor! Até um dia.
Há um mês meu mundo parou. Saber que você partiu quebrou meu coração e fez com que eu deixasse de sentir, de pensar e de agir. Ainda tudo parece mentira e às vezes dá à sensação que nos voltaremos a ver no final do dia. É um processo muito doloroso e que requer muito tempo. Aos poucos vou começando a ouvir a melodia do adeus e a sentir o peso de uma despedida que ficou por fazer.
Tenho pensado em como somos seres frágeis, em como a vida é um conjunto de possibilidades e que uma infelicidade nos pode momentaneamente reduzir a nada. Assusta perceber como as pessoas que amamos podem simplesmente desaparecer de um momento para o outro. Sentir essa realidade na pele é um choque que muda nossa perspetiva sobre o que somos para sempre.
Restam as memórias e ainda bem que elas existem para nos dar um pouco de paz e consolo. Sei que tenho uma luta difícil pela frente porque o vazio da sua ausência não pode desparecer como eu gostaria. A vida continua, mas eu sei que nada ficará como antes.
Hoje é um dia de profunda tristeza, vizinho. Receber a notícia do seu falecimento me deixou em choque, completamente incrédulo quanto a esse acontecimento. Ainda há pouco tempo conversávamos e você estava mais feliz que nunca. É assustador pensar como tudo pode mudar tão repentinamente.
Com pesar e profunda consternação, presto a maior das minhas homenagens, pois tive a oportunidade de conhecer o bom homem que você foi. Guardarei para sempre comigo seu exemplo de generosidade, humildade e altruísmo. Descanse em paz!
Hoje minha vida ficou mais pobre e triste, e passe o tempo que passar não haverá remédio capaz de curar a saudade que nasceu no meu coração. Minha querida amiga partiu para sempre, e com ela levou um pedaço da minha alegria de viver.
Minhas lágrimas se juntam agora às da sua família, e todos juntos inundaremos sua despedida de choro e dor. A vida continua para os que ficam, mas quando temos que dizer adeus para sempre a quem amamos essa vida para durante algum tempo.
Meu querido primo, ainda não acredito que lhe dissemos o último adeus, e é doloroso pensar que não voltaremos a ver você. Sua partida chegou cedo e inesperadamente.
Às vezes imagino que tudo não passou de um pesadelo, e que em breve voltarei a ver seu sorriso, ouvir sua voz... Mas depois percebo que devo aceitar que o inevitável e cruel desfecho da vida de todos nós chegou, e que até uma próxima vida não verei mais você.
Com amor, saudade e tristeza me despeço de você: Até Sempre! Descanse em paz, meu primo!
Já passaram dois anos desde a hora que a morte roubou você de mim. É incrível como o tempo transforma a dor e a torna menos dramática e ao mesmo tempo, mais profunda.
Continuo sentindo sua falta, talvez sinta ainda mais do que no começo. Não há um único dia em que não pense em alguma coisa que fizemos. Todos os segundos da minha vida são instantes em que me demoro ao seu lado.
Sinto que a dor, agora, não é tão agressiva, mas tenho certeza que ela se tornou parte de quem eu sou hoje. É uma forma de sobreviver, um jeito diferente de nos aproximarmos da felicidade possível. Descanse em paz.
Dizer-lhe adeus foi muito duro, meu coração ficou quebrado sem possibilidade de conserto e cada ano que passa, nesta data, a saudade pesa ainda mais.
Hoje é o aniversário da sua partida, e depois desse tempo todo cheguei à conclusão que o tempo não cura tudo, pois nunca curou esta dor e apenas aumentou minha saudade de você.
Apenas encontro conforto nas memórias que você deixou comigo, de tudo que vivemos, e o privilégio que foi conhecer e conviver com uma pessoa tão maravilhosa quanto você. Espero que sua alma esteja descansando em paz e que na eternidade você esteja esperando por mim.