Nunca sabemos quando vamos partir, mas todos podemos ter a certeza de que um dia chegará a nossa hora. Hoje perdi o meu primo que, para além de ser como um irmão, era ainda muito jovem, o que faz com que a dor da perda seja ainda mais forte.
Ficaram muitos sonos e muitos planos por realizar, mas ficou igualmente uma saudade imensa no meu coração.
Eu posso viver mais quarenta, cinquenta ou até cem anos, mas eu tenho certeza que nunca irei me esquecer do meu tio que se foi há um mês. Ele foi um homem íntegro, muito especial, carinhoso.
É injusto ter de me despedir de quem não queria ter partido. Meu tio adorava viver, ele saboreava cada instante neste mundo. Espero que tenha vivido a vida do jeito que queria.
Espero também que tenha se realizado e que tudo tenha valido a pena. Sentirei infinitas saudades, tal como sinto desde há trinta dias. Que ele descanse em paz e eu consiga retomar minha vida.
Eu sei que acabou, bisavô, mas acho que nunca iremos nos separar de verdade. Você não está mais aqui entre nós, mas é ao nosso lado que viverá eternamente. Enquanto seu nome for recordado, você nunca irá desaparecer.
E eu prometo que todos os dias e a toda hora irei carregar sua obra no meu coração. Sim, sua obra de amor, de afeto, ternura e compreensão. Esse é o maior legado que um Homem pode deixar na vida.
Você, bisavô, foi um ser humano incrível, digno de todos os elogios e qualidade. E acredite que hoje eu não me recordo de um único defeito seu. Isso demonstra a grandeza do seu caráter e a bondade que sempre carregou no coração.
Eu não posso cantar a música dos parabéns, porque você se foi para jamais regressar, mas irei sempre orar por você e recordar com todo carinho o que vivemos lado a lado. Todos os dias farei minha homenagem, especialmente neste que é tão Importante para todos nós.
Há um lugar no meu coração que é inteiramente dedicado a você, querida avó. Aí guardo as memórias dos momentos felizes que compartilhamos, quando ainda tinha você aqui, para que nunca me esqueça de como foi bom o tempo que passei ao seu lado.
São estas lembranças que me confortam quando a saudade se intensifica e que me ajudam a ter forças para seguir em frente.
Passaram mais 365 dias desde o seu falecimento, querido amigo, e a mágoa da sua ausência ainda é uma constante.
Sei que não há nenhum problema por ainda sentir a sua falta. As lágrimas podem até nunca secar. Mas também sei que nunca o esquecerei e que isto não é um adeus, somente um até já.
Às vezes parece que ainda sinto a sua presença. Nesses momentos, me pergunto se está aqui ao meu lado, me dando força e apoiando, como sempre fez em vida.
As nossas memórias mais queridas ainda estão presentes e me irão acompanhar ao longo do tempo que durar a minha travessia por esta vida.
Mamãe, eu sei que você não está mais aqui fisicamente, mas talvez consiga me ver, ler ou escutar. É por isso que lhe escrevo e dedico minhas palavras todos os dias.
Sinto que minha vida mudou desde a hora que você se foi para jamais regressar. Foi algo que me marcou para sempre.
Tenho procurado aceitar a realidade com serenidade, mas nem sempre é fácil. Às vezes, só desejo acordar e ter você ao meu lado como sempre.
Eu vou sentir sua falta até ao último instante da minha vida. Vou chorar – será saudade, vou entristecer – será nostalgia. Nada será como foi um dia. Você foi mais do que uma madrasta, foi uma mãe, uma amiga, foi parte de quem hoje sou.
Acho que amar assim alguém como eu amo você e como seu coração sempre amou o meu é algo raro, precioso. É um amor que se escolhe, não é um sentimento obrigatória. É uma opção e felizmente você optou por me amar e dar tanto ao longo dos dias.
Aprendi coisas que irei sempre compartilhar com o mundo, com as pessoas que me rodeiam. Acho que é esse legado que manterá seu nome vivo e bem vivo neste planeta. Acho até que essa é minha grande missão a partir do seu último sopro de vida.
Vovó, se eu pudesse ter você aqui outra vez eu penso que abraçaria seu corpo com tanta força e jamais o soltaria. Sinto tanto sua falta! Sinto saudade dos seus beijos, das conversas ao final da tarde, do seu olhar sempre luminoso. Às vezes fico imaginando se algum dia iremos reencontrar-nos. Quem me dera que fosse possível. Vivo com saudades suas e sempre irei viver. Descanse na paz de Deus, avó.
Nada nos prepara para ver alguém que amamos partir, para conviver com a dor e para dizer o último adeus.
Assim foi com a minha avó, quando ela partiu, eu não sabia o turbilhão de sentimentos pelo qual iria passar. Senti a mágoa da perda, a alegria trazida pelas boas recordações e o conforto de pensar que está em um lugar melhor.
Não estamos preparados para lidar com nenhuma destas coisas. Só nos resta desejar que tenham um descanso pacífico e eterno.
Não podemos controlar totalmente o rumo da nossa vida, mas somos nós que definimos o modo como vamos reagir às adversidades que vão surgindo no nosso caminho. Ter Deus do seu lado será sempre a escolha mais sensata porque Ele dá vigor ao cansado, porque Ele consegue entender suas limitações e seus sentimentos, porque Ele nunca abandonará você perante grandes dificuldades.
Não confie apenas nas suas forças porque ninguém é de ferro. Faça de Deus seu amigo porque Ele nunca permite que as provações sejam maiores que nossa capacidade de as suportarmos.
Tenha fé e faça a escolha certa. Com paciência e esperança, tudo que é de negativo acabará por ficar para trás.
Mãe é o ser que nos traz ao mundo. É junto dela que vivemos os primeiros anos da nossa vida, e é ela nossa verdadeira inspiração e o maior amor que conhecemos. Perder alguém tão especial não é fácil, e por isso quero expressar meus profundos sentimentos. O momento é de profunda dor e consternação, mas espero que Deus lhe conceda a paz e a força que precisa para superar a morte da sua amada mãe.
Você é uma pessoa imensamente especial para mim e eu estou sofrendo demais por ver toda essa tristeza invadindo seu coração. Você não está vivendo momentos felizes, mas não duvide que sairá desta situação com mais força e sabedoria.
Sinto muito por tudo e acredite que eu seria capaz de fazer qualquer coisa para dar uma mudada na sua vida neste momento, mas a verdade é que há mudanças que só podem ser realizadas pelas próprias pessoas. Tenha calma, seja paciente e nem duvide que um dia seu tormento terminará.
Sinto sua falta, saudade da sua palavra, do cuidado com que cuidava de quem precisava ganhar esperança. Meu pastor não está mais aqui, ele se foi para jamais regressar.
Descanse em paz, homem de Deus. Irei sempre recordá-lo com carinho, tal como irei honrar todos os dias seu legado do bem e do amor. Você foi, é e sempre será um nome a lembrar.
Neste momento estou olhando pela janela à procura de alguma esperança, de algo que me faça retomar a alegria de viver. Desde que meu querido avô se foi, nada mais é colorido nos meus dias.
Sinto que a tristeza se apoderou de mim, que as lágrimas fazem parte do meu dia a dia e que todo meu corpo é saudade. Quem me dera que ela ainda estivesse aqui, ao meu lado, como antes.
Jamais iremos esquecer o homem que foi nosso pastor durante os últimos anos e cujos contributos para a nossa comunidade foram infindáveis. O tempo em que o tivemos entre nós foi uma enorme bênção.
Que encontre o descanso merecido quem tanto fez para difundir a palavra de Deus e espalhar o amor divino.
Não consigo encontrar palavras que lhe consigam dar algum alento, talvez por não existirem palavras capazes de confortar uma mãe que viu a sua filha ir embora deste mundo.
Sei bem quanto amava a sua filha e de como ela era doida pela mãe. Que o amor que sentiam uma pela outra lhe dê força para ultrapassar esta fase difícil e que Deus receba a sua filha de braços abertos na sua morada eterna!
Só quem já passou um Natal sem sua mãe amada é que sabe de verdade o que estou sentindo. Esta é a primeira vez e dói tanto, tanto! Mamãe, gostaria tanto que você estivesse aqui ao meu lado!
Temi este dia desde a hora que você se foi para sua nova casa, para seu novo mundo. Eu já sabia que iria ser difícil, mas confesso que não imaginaria que a dor fosse tão grande assim.
Tentarei resistir, respirar fundo. Tentarei arrumar um jeito de sorrir.
Todo mundo associa o Natal à paz, ao amor e à alegria de estar vivo, ao nascimento, à felicidade. Mas este ano você não consegue encontrar toda essa euforia. Mas calma, estar doente não é o fim do mundo.
É dramático, eu sei, porque queremos estar junto de quem amamos e celebrar em grande estilo; aproveitar intensamente o espírito natalino. Mas este ano as coisas estão diferentes e as limitações estão maiores.
Mas não se preocupe, porque em breve tudo irá passar e essa doença dará lugar a uma festa sem dimensão, uma comemoração infinita! Ah, e não se esqueça que mesmo assim você terá direito a um presentinho, é claro! Feliz Natal!
Esta é a dor maior que alguém pode experimentar na vida. Não tem como encontrar paz ou felicidade no Natal sem toda família. E nesta época eu não paro de pensar no meu pai que se foi cedo demais.
Faço meu luto todos os dias, mas parece que está longe de terminar esta angústia; esta saudade. Eu sei que um dia vou recuperar e retomar meu caminho para felicidade. Mas agora, no Natal, eu só quero homenagear o grande homem que foi meu pai.
A vida é uma oportunidade para lutar. É isso e mais algumas pequenas coisas que fazer a diferença. Em todos os momentos novas surpresas boas e menos boas surgem e ninguém melhor que você sabe disso. Acontece que é preciso lembrar qual o papel da gente nesta vida, nesta chance.
Nosso papel é o principal e a ação é a luta, é o ringue da vida. Encare esse câncer como o maior inimigo de sua vida. Ele não pode levar a melhor. A glória tem de ser sua, a vitória será a sua saúde. Você vai conseguir! Até porque não tem como não dar certo. Se levante, olhe em frente e aceite esse duelo.
De uma coisa você pode estar certo: sua família está com você, todos estamos juntos nesta causa. Você não está sozinho e toda força que você está recebendo não é por piedade, não. É pela certeza de um amanhã melhor, porque seu bem-estar e o sorriso de todos nós. Essa doença será derrotado com muito amor e cooperação. Pode ter certeza que em breve tudo estará bem melhor.