Pastor, eu lhe agradeço por hoje ser a pessoa que sou, por ter o que tenho e por me conhecer como nunca tinha me conhecido. Graças a você, pastor, eu sou uma pessoa mais feliz e capaz.
Todos os ensinamentos que me deu, a palavra do Senhor que me transmitiu; tudo, pastor, tudo foi importante para meu desenvolvimento. Agora eu enxergo a vida de uma forma mais generosa e isso não tem preço.
Você sabe perfeitamente o que tive de enfrentar ao longo da minha vida. E também por isso deve se sentir orgulhoso, porque superei meus desafios, sempre graças ao seu empenho. Serei sempre gratidão para você, pastor!
O tempo passa sem aviso, um dia atrás do outro, minutos que voam, semanas que simplesmente correm à frente dos nossos olhos. Hoje, irmã, faz um ano que você se foi para jamais regressar.
Parece que passou muito tempo, mas às vezes sinto o contrário: que tudo foi rápido demais. Não há um instante em que não pense em você e no quanto desejaria sua presença agora mesmo ao meu lado.
É algo que não se consegue explicar facilmente. É algo duro, que vem de dentro, que traz lágrimas; algo que nasce sem perspetiva de ir embora. Irmã, descanse em paz. E até um dia.
Um ano depois de ter perdido meu avô, lembro a pessoa que ele foi com carinho e saudade. Não o faço apenas porque era sua neta, mas porque o amava de coração.
Desde que ele partiu há um vazio que se apoderou da nossa família. Meu avô era como o sol de verão, como a luz que resplandece na escuridão. Estar perto dele era uma bênção maravilhosa por tudo que ensinava e pela bondade que transmitia com o olhar, com as palavras, com toda sua forma de ser.
Um ano passou e o tempo não volta atrás, mas o mais importante é que meu avô nunca será esquecido, aconteça o que acontecer.
Não é só por meio das nossas próprias forças que superamos os momentos difíceis. Quando enfrentamos alguma adversidade, mas sentimos que temos pessoas do nosso lado nos apoiando, ganhamos mais coragem e ânimo para conquistar mais uma vitória. Eu pude sentir isso verdadeiramente na minha vida e quero agradecer muito pela sua incansável preocupação.
Obrigado, do fundo do coração, por todas as palavras de conforto que sempre aliviaram o meu sofrimento e que nunca permitiram que eu desistisse. O seu constante apoio e a demonstração de todo o companheirismo jamais serão esquecidos por mim. Agora eu posso mesmo afirmar que é nos tempos de dificuldade que vemos quem está realmente do nosso lado.
Se eu superei algumas situações desfavoráveis, é com você que eu partilho essas vitórias. Estou consciente de que a vida é um ciclo de desafios que não param de surgir. Contudo, eu sei que você estará sempre comigo e por isso não tenho razões para temer.
Hoje faz um mês que você partiu, amiga. Não existe forma de expressar toda angústia que sinto devido à sua ausência. É como se fosse mentira, às vezes parece que você simplesmente foi para longe e que em breve estará voltando, mas a viagem que você fez é sem retorno e essa é a mais dura das realidades.
Você ainda tinha tanto para viver, tantos sonhos para concretizar que fica difícil não sentir uma grande revolta com o que aconteceu. Já sinto o coração apertado com muita saudade. Você sempre me fará muita falta, amiga.
Faz um ano que você partiu, minha amiga! Um ano que seu corpo voou para longe deixando saudade eterna por aqui. Sinto sua falta; parece que nada mais é completo. Parece que a vida tem outro sabor, outro toque.
Sempre fomos como irmãs, aliás, somos irmãs, não de sangue mas de coração. Enquanto tiver memória, seu nome será sempre lembrado! Até um dia, amiga!
Grandes perdas acabam por nos unir mais às pessoas que amamos. E quando um sofre, todos sofrem. Quando um chora, todos choram com ele. O fardo pode ser pesado, mas a carga é dividida por muitos e tudo se torna mais leve.
Na hora em que a adversidade bate à porta, o amor, a empatia e a compreensão farão toda diferença. Ninguém terá de suportar a dor sozinho. Os laços que nos ligam se tornam ainda mais fortes e sentimos na pele a coragem que precisamos para superar esse momento difícil.
Você sempre foi muito importante para mim, mas confesso que nunca imaginei sentir tanto sua falta. Oito meses de saudade. É uma dor que não tem explicação. Que infelicidade gigante estar longe de você!
Quero imaginar que você está bem, em um lugar melhor onde reine a serenidade e a harmonia. Se você estivesse aqui, eu sei que sentiria orgulho pela forma como estou a superar este momento.
Não tem sido fácil, é verdade, mas por você eu vou lutar pela minha felicidade. Vou chorar muitas vezes e dificilmente deixarei de sentir este vazio, esta sensação de injustiça perante a vida e a morte. Descanse em paz.
7 meses atrás foi a última vez que ouvi a sua voz. Desde que partiu, a tristeza e a saudade têm sido minhas companheiras.
Queria tanto poder lhe encontrar de novo. Tenho orado muito e espero que você possa me ouvir. Daria tudo para ter pelo menos mais um dia ao seu lado.
Sempre peço que os anjos lhe protejam e que Deus cuide de você. Sinto uma saudade que não consigo descrever e carrego sempre esta certeza de que nunca irei lhe esquecer.
Tio, quem vai agora perceber minhas preocupações mesmo sem eu abrir minha boca? Quem irá testemunhar minhas superações e vitórias. Tio, você se foi mas se pudesse eu o traria de volta.
Descanse em paz e me ajude, não me deixe só, sem você. Eu quero acreditar que existe algo maior e mais bonito do que este final tão sem sabor, tão sem sentido.
Eu o amarei como sempre, rezarei pelo seu nome como sempre fiz. Eu serei a mesma pessoa, mas um pouco mais triste, em luto, à espera que o tempo passe. Titio, você será sempre recordado como um grande homem!
As circunstâncias da vida nem sempre são as mais favoráveis, mas é precisamente quando nos sentimos perdidos que vemos o valor da amizade e a importância de termos pessoas que nos amam verdadeiramente.
Eu passei por alguns momentos difíceis nos últimos tempos, mas posso garantir que nunca me senti desamparado. Agradeço muito a todos vocês por existirem e fazerem de mim uma pessoa mais feliz!
Eu gostaria muito, mas muito mesmo, que você ainda estivesse aqui a respirar o mesmo ar que eu, mas é possível. Já passaram dez meses que você faleceu, que se despediu para jamais regressar.
Sinto que minha vida será sempre acompanhada por este vazio, por esta falta dos seus abraços, das conversas antes de adormecer, pelos olhares comprometedores. Quem me dera que você não tivesse ido embora deste mundo!
Acho que estou ainda a procurar entender a situação. Talvez dez meses não seja tanto tempo assim, aliás, não há tempo para o luto. Espero, em breve, lidar de outra forma com o seu adeus.
Está sendo uma ocasião particularmente difícil. Todos os dias sinto sua falta, mas faz hoje quatro anos desde que você se foi. Meu coração está agora mais apertado e a saudade trouxe a imagem do seu rosto, o som da sua voz e o calor do seu abraço de uma forma intensa e quase real.
Quando olho para trás e lembro os bons momentos passados ao seu lado é impossível não derramar uma lágrima. É triste saber que nada se repetirá, mas tenho certeza que ter você na minha vida foi a maior bênção que alguma vez recebi.
Quando percebi que o meu amor por você não era correspondido, senti-me vencido. O que podia eu fazer diante da dor? Não podia convencer você a me amar... Também não podia sufocar esse amor. Coube a mim me afastar de você. Olhar o seu caminhar de longe, e deixar fluir em mim este sentimento me fazendo invisível.
Apesar de não ser correspondido, gosto de amar você. Gosto de sentir toda criatividade que esse amor faz emanar em mim. Agora que tenho a certeza de que você não me quer, posso usar este amor como fonte de inspiração, e você como musa da minha paixão. Escrevo cartas de amor para você e não envio. São as minhas cartas de amor sem correspondência.
No fundo, o amor que vivo é o mesmo que vivem e já viveram tantas almas sofredoras, tantos corações partidos. O amor não correspondido é uma lição de amor. O amor não correspondido é o amor que nunca aconteceu, mas serve para nos fazer sentir o gostinho de amar e desejar ser amado. E para quando o amor recíproco chegar ser realmente valorizado.
Quem nunca amou, não sabe ser amado. Como diz a canção, quem nunca amou, não merece ser amado.
O Senhor é também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia. Salmos 9:9
A perda de alguém que amamos é dos momentos mais difíceis que alguém pode enfrentar, mas Deus nunca permite que o justo fique desamparado. Ele sabe a angústia que a morte causa, a dor e a saudade que essa tragédia provoca. Por isso, Ele nos dá a certeza que podemos contar com seu refúgio quando passamos por essa situação triste.
Confie no Senhor, especialmente quando carrega o peso do falecimento de um ente querido. Ore a Ele pedindo forças, fortaleça sua fé de que Deus pode dar a paz que você precisa. Não existe maior abrigo, nem melhor fonte de conforto e esperança. Faça de Deus seu melhor amigo e permita que Ele ajude você nesse processo de superação.
Adeus, avó querida. Chegou a hora de me despedir de você para sempre e de lhe desejar uma eternidade tranquila e pacífica.
Agradeço a você todos os momentos felizes que me proporcionou. Jamais me irei esquecer de como me acarinhava e quanto me amava. Saiba que também a amo muito e que irei sentir a sua falta. Não poderia ter tido uma avó melhor.
Ao partir, deixa uma marca funda no meu coração que nada nem ninguém jamais poderá apagar. Até sempre e descanse em paz, avó querida.
Agradecemos a sua mensagem de condolências. Toda a família ficou emocionada ao ler as palavras carinhosas que dedicou a nós e ao nosso ente querido que partiu.
É bom relembrar as histórias da pessoa que tanto amamos e ver que os outros também a amavam. São gestos como o seu que nos ajudam a suportar a dor da perda.
Jesus disse na Bíblia que aquele que crê n’Ele, ainda que morra, viverá.
Nesta situação difícil, de perda e de dor, só mesmo Deus pode trazer o verdadeiro consolo para um coração despedaçado.
Jesus venceu a morte, e essa vitória é para todos os que acreditam no Seu sacrifício na cruz. Por isso mesmo acreditamos que nem a morte é capaz de nos separar do amor de Jesus!
Eu oro para que Deus continue trabalhando em você e na sua família, enxugando toda a lágrima e derramando o óleo da alegria.
É como se um vazio se apoderasse do seu interior; é como se sua alma simplesmente parasse no tempo. Sinto muito pela sua perda. Seu pai era um homem incrível e dotado de um coração gigante e bondoso.
Pessoas como ele jamais deveria partir deste mundo. São elas que dão um colorido diferente aos dias, são elas que dão música ao espetáculo da natureza. Você tem de se orgulhar do pai que a vida lhe deu.
Eu imagino que neste mundo só a dor e o sofrimento estejam no seu pensamento. Você deve estar sem chão, sem teto, sem ânimo para nada. Seu pai partiu para outro mundo, mas deixou você aqui para continuar seu legado. Seja forte, muito forte!