Uma etapa cheia de momentos felizes chegou ao fim. O ano foi longo, mas guardamos memórias lindas de tudo que vivemos juntos. Espero que tenham gostado das coisas novas que aprendemos, de se deixarem levar pela imaginação e de usarem os cinco sentidos do corpo para crescerem e fazerem novas descobertas.
Estarei aqui esperando vocês no próximo ano. Agora é tempo de aproveitarem as férias para descansarem, para estarem com a família e para, sobretudo, sorrirem muito. Até breve, alunos queridos!
É com grande peso no coração que hoje lhes envio estas palavras, pois a razão é a mais triste que pode existir. Meus sentimentos e condolências a toda à família pela terrível perda que acabam de sofrer.
Lamento muito este desfecho, mas infelizmente agora não há nada que se possa fazer. Oro a Deus para que traga paz e consolo a seus corações feridos pela dor da morte.
Força para todos vocês, e lembrem-se que quem é amado e recordado nunca morre realmente, apenas parte mais cedo.
Não existe sensação mais triste do que passar esta época natalina sem aqueles que tanto amamos. E você, meu bom amigo, não está mais aqui e eu terei de passar o primeiro Natal sem a sua presença.
Tenho certeza que vou recordar as piadas e todas as coisas engraçadas que você fez e faria se ainda estivesse aqui! Sabe, amigo, vai ser muito difícil para mim sentar à mesa e comer; celebrar a vida.
Na verdade, tenho dúvidas se irei conseguir. É preciso um estômago forte e o meu não deve ser assim tão capaz. Mas tentarei, por mim e por você, porque eu sei que se aqui estivesse iria me obrigar a comemorar o Natal de alguma forma.
Mãe, passou um mês desde o dia que você partiu e me deixou mais triste, só e infeliz. Acho que ninguém está preparado para uma despedida tão intensa como a morte. Eu não estou e jamais estarei.
Mas também sei que você quer minha felicidade é isso que vou fazer neste mundo. Vou lutar por tudo aquilo que é importante para mim; vou superar todos os desafios. Vou vencer todos os medos.
Vou ser feliz por você e honrar seu nome todos os dias. Só descansarei quando partir para seu novo mundo e me encontrar com você, mamãe. Fique em paz e olhe por mim. Até um dia, mãe.
Aprendi com você as melhores lições que uma pessoa pode aprender. Se alguém no mundo teve um verdadeiro impacto em mim, esse alguém foi você.
Sem você não é só o meu mundo que fica mais pobre, mas também o mundo de todas as pessoas que tiveram a felicidade de conviver com você.
Sempre que eu me lembrar de você, um sorriso vai brilhar no meu rosto, porque certamente vou pensar na sua alegria, na sua sabedoria, na sua bondade, no seu respeito pelos outros e no privilégio que foi ter um pai como você! Descanse em paz, pai!
Sinto muito, meu bom amigo! Quando soube da triste notícia que seu pai tinha falecido eu fiquei sem chão. Pensei imediatamente em você e em como estaria seu pobre coração. Ele não merecia! Foi injusto ter partido tão cedo.
Mas você não pode se agarrar à mágoa. Infelizmente o ciclo da vida não escolhe nem informa da hora certa para se perder um pai. Calma! Perder não, porque seu pai será sempre seu herói maior e sua inspiração para tudo na vida.
Não é a morte que determina o fim de um relacionamento ou, pior ainda, de um sentimento tão nobre e belo como o amor! Faça seu luto e conte comigo para tudo que precisar. Estar ao seu lado é o mínimo que posso fazer. Força, amigo. Seu pai está com você.
Todos passamos por momentos complicados na nossa vida, fases menos boas em que nos sentimos perdidos e sem rumo.
Deus por vezes nos reserva situações difíceis em que a dor é o que impera, mas com a certeza de que temos força suficiente para enfrentar as adversidades e superar a dor.
Confie em Deus e peça que lhe dê o conforto e a força de que necessita para voltar a ter o sol a brilhar na sua vida.
Ah, meu amigo, este é um adeus que eu nunca pensei que precisaria dizer em toda minha vida, mas aqui estamos, e você partiu sem eu ter tempo de lhe dizer esse adeus.
Agora me despeço em silêncio, amigo, com as lágrimas brotando dos olhos, do coração, da alma... não entendo o por quê. Talvez não exista um por quê. O que existe é vazio, tristeza, dor e muita saudade.
Até sempre, amigo! Agora que atravessou a última fronteira espero que esteja me esperando do outro lado, e que um dia nos reencontremos para eu lhe dar este abraço que ficou por dar.
Meu filho, um ano me separa de um trágico acontecimento que mudou minha vida para sempre. Sim, há um ano eu estava em lágrimas, revoltado contra a injustiça que se havia abatido sobre nossa família. Tínhamos perdido você, nosso eterno menino, nosso maior tesouro, em um adeus inesperado e terrivelmente doloroso.
É angustiante pensar que com a morte desapareceram seus sonhos e toda uma vida que tinha pela frente. Eu queria estar presente em todas as suas vitórias, como sempre fiz desde seu nascimento, e poder deixar minha marca nos momentos importantes. A missão de um pai é sempre proteger e apoiar seus filhos, e eu sinto que a minha nunca ficará acabada por força deste infortúnio inexplicável.
Sinto um grande orgulho pelo filho que você foi e por me proporcionar ocasiões tão felizes como as que vivi ao seu lado. Embora não esteja presente fisicamente, em pensamento estará sempre no lugar mais especial do meu coração. O meu por você é eterno, filho querido.
Todas as despedidas são difíceis, todas são duras, inesquecíveis. Esta é a sua última despedida, pastor. Recordarei você como um homem de bem, sempre disponível para ajudar o outro.
Sentirei saudade eterna, chorarei algumas lágrimas e talvez me revolte um pouco com os desígnios da vida. Não é fácil ver pessoas que amamos partirem sem aviso ou justificação.
Gostaria de o ter ao meu lado mais tempo, contar com a sabedoria da sua voz, com a beleza do seu coração. Guardarei os melhores momentos na memória, as alegrias que passamos juntos, as vitórias alcançadas.
Vai ser complicado, mas irei recordar as suas palavras e acreditar que o amanhã pode sempre ser um dia bom. Será graças a você que lutarei para ser feliz, mesmo não o tendo ao meu lado.
Sinto tanto sua falta, meu avô! Parece que foi ontem que você me deixou e partiu para outro mundo, mas não. O tempo é que parece passar devagar. Isso acontece quando a tristeza é grande e a saudade ainda maior.
Onde você estiver eu desejo que esteja em paz e prometo ser um neto exemplar. Se você puder me ver eu tenho certeza que vai se sentir imensamente orgulhoso. Descanse, vovô! Até um dia.
Hoje faz 3 anos daquele dia horrível em que você partiu. Parece que foi ontem que recebi a notícia do seu falecimento e meu mundo inteiro desabou.
Mesmo agora, ainda não é fácil para mim falar sobre isso. Dói demais lembrar daquele dia e dói ainda mais saber que você não está aqui.
Tenho rezado todos os dias desde que você se foi. Peço a Deus que proteja sua alma e que me aponte algum caminho para seguir, porque é difícil continuar sem você.
Queria sua presença na minha vida, um dia a mais que fosse. Para poder lhe abraçar forte e dizer quão especial você é para mim.
Que você esteja em paz, é só isso que peço a Deus.
Durante muito tempo eu permiti que pessoas erradas entrassem na minha vida. Dei liberdade para que elas ficassem a conhecer um pouco da minha história, dos meus sonhos e também dos meus sentimentos. Caí na tentação de as encarar como amizades sinceras, quando na verdade elas acabaram por se revelar falsas.
É uma grande decepção ver que fiz escolhas erradas, enxergar tarde demais o caráter de quem me rodeava. Mas é com situações como esta que aprendemos a quem devemos dar valor. Não quero cair no mesmo engano novamente.
A minha irmã querida e tão amada já se foi há um ano, mas jamais irá morrer em mim. Pensarei em você todos os dias e tudo farei para manter seu nome vivo e bem presente neste mundo que teve o privilégio de a conhecer. Não será fácil, porque recordar é sentir saudade; querer voltar.
Mas irei conseguir. Por mim e por você eu vencerei todas as etapas deste luto que será longo com toda certeza. Pretendo honrar e fazer uma homenagem sentida à mana que a vida me deu. Este primeiro ano foi duro e os próximos serão igualmente difíceis, porque sem você ao lado tudo é mais triste. Até um dia, irmã! Descanse em paz.
Hoje lembrei muito de você. Faz exatamente 9 meses que deixou este mundo e a saudade ainda não parou de aumentar. Sinto sua falta todos os dias e ainda insisto em acreditar que, um dia, você irá voltar, mesmo sabendo que não é assim que as coisas funcionam.
Sei que partiu para sempre, mas dói muito aceitar este adeus. Estarei sempre pensando em você, recordando os bons momentos e agradecendo pela oportunidade que tive de lhe conhecer.
Você sempre será muito importante para mim e terá um lugar muito especial no meu coração. Descanse em paz.
Faz hoje um ano que você parou de respirar, minha querida e tão amada filha. Pode ter deixado este mundo, mas jamais irá deixar o lugar que ocupa no meu coração.
Não há um dia em que não pense em você, em que não deseje vê-la mais uma vez, em que não me apeteça lhe dar um abraço. Mantenho tudo o que era seu inalterado, é uma forma de a sentir mais perto e de parecer que nada mudou.
Foi um ano duro sem você, assim como serão todos daqui para a frente. Até um dia, minha filha. Descanse em paz.
Não há palavras, nem gestos capazes de aliviar a dor que está a sentir por ter perdido a sua avó, mas também sei da importância que tem saber que essas palavras e esses gestos estão aqui e que não está sozinho.
O meu, o seu e muitos outros corações choram juntos a partida da sua avó. Foi uma enorme tristeza que se abateu sobre todos aqueles que um dia a conheceram.
Não se esqueça que estou aqui para o que precisar, ao seu lado segurando a sua mão e não a largarei até que a alegria e a paz regressem ao seu coração.
Perder um sobrinho que sempre foi como um filho é desconhecer o rumo para felicidade, para sorrisos, para alegrias que simplesmente desvaneceram com sua partida. Descanse em paz, meu querido! Até um dia, sobrinho.
Você continuará vivo – eu prometo! Seu nome continuará na minha boca até ao infinito do meu tempo. Seu sorriso jamais será esquecido e seu legado, o amor, será mantido por aqui por muitos e muitos anos. Um abraço com muita saudade, sobrinho.
Hoje, estou de luto, aliás, hoje e sempre. Padre querido que tanto me ensinou, tantas bênçãos me deus e boas palavras quando mais precisei, descanse em paz. Sentirei sua falta todos os dias da minha vida. Recordarei seu olhar sempre sábio e seu jeito de inspirar tudo e todos ao seu redor. Até um dia, padre e companheiro de viagem.